Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2024 para PEB III - História

Foram encontradas 2 questões

Q2465582 História
O historiador medieval permanece ainda, quanto aos fatos, dependente da tradição, não dispondo de armas eficientes para a crítica dessa tradição. Assim, coloca-se no mesmo plano que Tito Lívio, conservando quer a sua fraqueza quer a sua força. Não dispõe de meios para estudar a evolução das tradições que chegaram até ele ou para decompô-las nos seus diversos componentes. A saída crítica é puramente pessoal, não científica, não sistemática, arrastando-o frequentemente para aquilo que nos parece uma tola credulidade. A seu crédito, porém, há a registrar o fato de patentear muitas vezes um notável valor estilístico e forças imaginativa. (COLLINGWOOD, R. G. A ideia de História. Lisboa: Presença, 1981. p. 73)
A escrita da história na Idade Média se vincula a uma concepção de mundo medieval em que se destaca o/a: 
Alternativas
Q2465585 História
Mas as heresias eram perigosas para a Igreja e para a ordem feudal. Assim, os hereges foram perseguidos e repelidos para os espaços de exclusão da sociedade, que, sob o impulso da Igreja, foram cada vez mais bem delimitados no decurso do século XII e XIII. Sob a influência dos canonistas, no momento em que era instalada a Inquisição, a heresia foi definida como crime de “lesa-majestade”, atentado ao “bem público da Igreja” e à “boa ordem da sociedade cristã”. Assim faz, na sua Summa (c. 1188), Huguccio, o mais importante decretista deste decisivo momento. (LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1984. p. 75-76).
Ao elaborar uma aula sobre a sociedade medieval, o professor propõe utilizar o trecho citado acima para introduzir o debate. Assim, podemos dizer que o professor propõe destacar os elementos relacionados a
Alternativas
Respostas
1: B
2: D