Questões de Concurso Público SEMAD 2013 para Engenharia Agronômica - Agronomia, S47 - P

Foram encontradas 5 questões

Q451063 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existe um tipo de erosão do solo que é considerada a primeira forma de erosão pela água, em que o desgaste se dá em cada chuva que cai, em uma camada muito fina e paralela em toda a superfície do solo como se fosse um lençol. A esse tipo de erosão denomina-se:
Alternativas
Q451064 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Quanto representa, em metros cúbicos de terra por hectare, a perda, por erosão, de uma camada de 0,3 centímetros de solo?
Alternativas
Q451065 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As terras com algumas limitações ao uso agrícola, apropriadas a quase toda cultura com inversões médias e com problemas simples de conservação são denominadas terras de classe:
Alternativas
Q451068 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em geologia existe um conceito relacionado ao equilíbrio da força gravitacional e as anomalias gravitacionais que se baseia no princípio de equilíbrio hidrostático de Arquimedes, no qual um corpo ao flutuar desloca uma massa de água equivalente à sua própria. Neste caso uma cadeia montanhosa poderia comportar-se como uma rolha flutuante na água. De acordo com esse princípio, a camada superficial da Terra relativamente rígida flutua sobre um substrato mais denso. Sabe-se que essa camada corresponde à crosta e parte do manto superior, que integram a litosfera. O substrato denso é denominado astenosfera, comportando-se como um fluido viscoso, no qual ocorrem deformações plásticas na escala do tempo geológico. O equilíbrio isostático é atingido, quando um acúmulo de carga ou perda de massa existente na parte emersa é contrabalançada, respectivamente, por uma perda de massa ou acúmulo de carga na parte submersa. Esse é o conceito de:
Alternativas
Q451071 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os processos de formação de solos, que dizem respeito a condições pedogenéticas específicas, em que determinados processos físico-químicos se desenvolvem, levando à formação de determinadas classes de solos, horizontes diagnósticos e/ou conferindo caracteres especiais a determinados tipos de solo. Dos processos de formação de solos que ocorrem em ambientes tropicais, existe um no qual ocorre a dispersão, transporte e deposição de material coloidal inorgânico ou, por vezes, orgânico em associação, que se translocam a partir de um horizonte superior, chamado horizonte de eluviação, para um outro horizonte subjacente, designado como horizonte de iluviação. Esse processo de formação de solos é chamado:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: C
5: C