Questões de Concurso Público Prefeitura de São Leopoldo - RS 2016 para Professor de Ciências

Foram encontradas 2 questões

Q1760371 Biologia
Os peixes ósseos (Classe Osteichthyes) habitam ambientes aquáticos marinho e de água doce e os peixes cartilaginosos (Classe Chondrichthyes) habitam, sobretudo, o ambiente marinho, com exceção de algumas arraias encontradas em água doce. Considerando a manutenção do equilíbrio osmótico desses animais nos referidos ambientes (marinho e de água doce), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os peixes ósseos de água doce ganham continuamente água por osmose através da boca. ( ) Para contrabalancear o influxo de água, os peixes ósseos, em água doce, eliminam o excesso de água na sua urina. Esses animais retêm seletivamente os íons dissolvidos em sua urina nos rins, reinserindo-os na corrente sanguínea. Além disso, as brânquias podem absorver íons seletivamente da água circundante e liberálos na corrente sanguínea. ( ) Os peixes ósseos em ambiente marinho não necessitam ingerir água do mar, pois a osmorregulação é compensada pela excreção de sais a um grande custo metabólico das brânquias e dos rins. ( ) Os peixes cartilaginosos em ambiente marinho retêm a ureia, um produto de rejeito nitrogenado comum do metabolismo dos vertebrados na corrente sanguínea ao invés de excretá-lo através da urina. Como consequência, não há movimentação de água através das superfícies desses peixes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1760372 Biologia
Durante o desenvolvimento embrionário, todos os vertebrados passam por um estágio comum conhecido como filotípico, no qual o plano básico de organização dos vertebrados é muito similar: os eixos anteroposterior e ventrodorsal estão estabelecidos, a região cefálica é distinta, o tubo neural se estende ao longo da linha média, abaixo do qual se estende a notocorda, flanqueada de cada lado pelos somitos derivados do mesoderma. As diferenças no desenvolvimento embrionário de vertebrados são relacionadas com o modo de reprodução, presença de vitelo no ovo e anexos embrionários. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características do desenvolvimento embrionário de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.
Coluna 1 1. Ovo mesolécito; clivagem holoblástica desigual; blástula com blastocele; gastrulação inicia-se pelo lábio dorsal do blastóporo, tubo neural com neurocele. 2. Ovo telolécito; clivagem meroblástica discoidal; blástula com cavidade subgerminativa (área pelúcida e área opaca); a gastrulação inicia-se pela linha primitiva; tubo neural com neurocele. 3. Ovo oligolécito; clivagem holoblástica rotacional; blástula com blastocele; a gastrulação inicia-se pela linha primitiva; tubo neural com neurocele. 4. Ovo telolécito; clivagem meroblástica discoidal; blástula sem blastocele; a gastrulação inicia-se pelo periblasto; tubo neural sem neurocele.
Coluna 2 ( ) Mamíferos. ( ) Aves. ( ) Anfíbios. ( ) Peixes. ( ) Répteis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D