Questões de Concurso Público Prefeitura de São Leopoldo - RS 2016 para Professor de Sociologia

Foram encontradas 9 questões

Q1779999 Sociologia
Leia os textos a seguir:
TEXTO I “No caso da Sociologia, está em causa observar que os fenômenos sociais que rodeiam a todos e dos quais se participa não são de imediato conhecidos, pois aparecem como ordinários, triviais, corriqueiros, normais, sem necessidade de explicação, aos quais se está acostumado, e que na verdade nem são vistos. Assim como a chuva é um fenômeno que tem uma explicação científica, ou uma doença também tem explicações, mesmo que não se tenha chegado a terapias totalmente exitosas para sua cura; ou do mesmo modo que as guerras, as mudanças de governo podem ser estudadas pela História ou os cataclismos naturais, pela Geografia; os fenômenos sociais merecem ser compreendidos ou explicados pela Sociologia. Mas só é possível tomar certos fenômenos como objeto da Sociologia na medida em que sejam submetidos a um processo de __________, que sejam colocados em questão, problematizados”. (BRASIL, 2006).
TEXTO II “Cabe ressaltar que a reflexão empreendida pelo sociólogo como interpretação da realidade social não deve acontecer no mesmo nível de apreensão do _________, porque as questões são construídas em termos da explicação, pela mediação teórico-metodológica de natureza própria, por ser um tipo de conhecimento sistematizado da realidade social, consubstanciado por um conjunto pluriparadigmático de conceitos e categorias.” (BRASIL, 2000).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.
Alternativas
Q1780000 Sociologia
“A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal. (...) São antes de tudo expressões legítimas de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante.” (HOLANDA, 1936). Nesse texto, o crítico, historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda aponta a cordialidade como uma forma de sociabilidade tipicamente brasileira. De acordo com o autor, essa forma de sociabilidade deixou consequências duradouras na sociedade brasileira, entre elas:
Alternativas
Q1780001 Sociologia

“Uma das questões colocadas à Sociologia é a que se refere à persistência das relações sociais. O que pode levar a que o conteúdo dessas relações ou elas próprias se mantenham? Dito de outro modo, o que faz com que os indivíduos deem às suas ações um sentido determinado que perdure com regularidade no tempo e no espaço? Qual é a base da regularidade nas ações das pessoas se o que lhes dá sentido não é uma instituição abstrata? Uma vez que Weber entende que o social constrói-se a partir das ações individuais, cria-se um problema teórico: como é possível a continuidade da vida social? A resposta para tais questões encontra-se no fundamento da organização social, chave do verdadeiro problema sociológico: a dominação ou a produção da legitimidade, da submissão de um grupo a um mandato.” (QUINTANEIRO, 1995). Considerando os conceitos de poder, dominação e autoridade na perspectiva teórica desenvolvida pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), analise as seguintes assertivas:


I. Há duas formas básicas de estruturas de dominação características do Estado moderno: a carismática e a simbólica.

II. Poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência e independentemente do fundamento dessa probabilidade.

III. A dominação é um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outros, de tal modo que, em um grau socialmente relevante, estes atos têm lugar como se os dominados tivessem adotado, por si mesmos e como máxima de sua ação, o conteúdo do mandato.

IV. A dominação do tipo carismático deriva sua legitimação do cumprimento das obrigações estatutárias, em virtude da fé na validade do estatuto legal e da competência funcional, baseada em regras racionalmente criadas.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q1780002 Sociologia
A Sociologia pode ser definida, segundo Émile Durkheim, como a ciência “das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento”, ou seja, de “toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade”. Na fase positivista que marca o início de sua produção, o autor considera que, para tornar-se uma ciência autônoma, essa esfera do conhecimento precisa delimitar seu objeto próprio: os fatos sociais. Tais fenômenos compreendem
Alternativas
Q1780003 Sociologia
O sociólogo, antropólogo e filósofo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) destacou-se por desenvolver uma análise da sociedade capitalista que lançava um olhar para as trocas simbólicas e sua importância na determinação das práticas sociais. O autor apresenta o habitus como conceito sociológico capaz de qualificar a relação entre o agente e a sociedade. De acordo com a perspectiva sociológica de Bourdieu, o conceito de habitus pode ser compreendido como:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: C
5: E