Questões de Concurso Público Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR 2019 para Técnico em Agricultura

Foram encontradas 9 questões

Q1759141 Agropecuária
A soja é a cultura de maior área cultivada no Brasil, atingindo a impressionante marca de 34 milhões de hectares, com produtividade média de 3.362 kg/ha. Assim como qualquer cultura, extrai do solo nutrientes, parte dos quais são exportados das lavouras todos os anos via grãos e, portanto, precisam ser repostos a fim de manter a fertilidade e as condições produtivas para as safras futuras. Referente à exigência nutricional da soja ao longo de seu ciclo, analise as assertivas abaixo.
I. O cálcio e o magnésio são os dois macronutrientes primários mais extraídos, mas menos exportados pela cultura da soja. II. Nitrogênio, fósforo e potássio são os nutrientes mais requeridos pela soja. III. O uso de microrganismos simbióticos em soja como o Azospirillum garante suprimento de nitrogênio à cultura durante seu ciclo. IV. Grãos pequenos, enrugados e deformados, retenção foliar e vagens chochas podem ser indicativo de falta de nitrogênio e fósforo no solo.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q1759144 Agropecuária
Independentemente do método de controle utilizado, o primeiro passo para se realizar um adequado programa de controle de doenças em plantas é a sua correta identificação. Em soja, muitas são as doenças que podem acometer a cultura e levar à redução do potencial produtivo. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o agente causal com as principais doenças em soja.
Coluna 1 1. Fungos. 2. Bactérias. 3. Vírus.
Coluna 2 ( ) Fogo selvagem. ( ) Seca da haste e da vagem. ( ) Podridão de carvão da raiz. ( ) Queima do broto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1759152 Agropecuária
A soja é uma das principais commodities da agropecuária brasileira. Devido a sua importância econômica e comercial, o manejo das lavouras é fator chave para obtenção de índices produtivos cada vez maiores. Um desses manejo engloba a identificação e controle de pragas que podem acometer a cultura. Referente às pragas da soja e seu controle, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Lagartas e percevejos desfolhadores são as principais pragas que exigem monitoramento constante nas lavouras de soja do país em época de cultivo da cultura. ( ) A técnica do uso de pano de batida é uma das ferramentas técnicas indicadas para mensuração das populações de insetos que acometem a parte aérea da cultura da soja. ( ) A amostragem de insetos na cultura da soja pode ser realizada em qualquer momento do dia, sendo preferencialmente realizada nas horas mais quentes do dia (9h às 16h), pois é nessa janela de temperatura que os insetos apresentam maior atividade. ( ) Além da amostragem com a técnica do pano de batida, recomenda-se fazer a avaliação visual da porcentagem de desfolha em cada ponto de amostragem, uma vez que esse parâmetro é importante para seguir os níveis de controle recomendados para a cultura.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1759154 Agropecuária
Planta daninha é entendida como qualquer vegetal que cresce onde não é desejado. No Brasil, estima-se que as perdas ocasionadas às culturas agrícolas pela interferência das plantas daninhas sejam da ordem de 20 a 30%, sendo seu controle de grande importância tanto para redução de perdas como disseminação da invasora. ________________________ consiste no uso de práticas comuns ao bom manejo da água e do solo, como a rotação de culturas, a distribuição espacial adequada das plantas de interesse comercial, etc. _______________________ é o método mais antigo de controle mecânico de plantas daninhas. O uso de herbicidas de contato é ______________________ para controle de plantas daninhas perenes.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1759159 Agropecuária
Plantas, assim como animais, podem ser acometidas por injurias físicas, bioquímicas e mecânicas que levam à redução de seu potencial produtivo. A sintomatologia é a parte da fitopatologia que estuda os sintomas e sinais que caracterizam uma determinada doença na planta. Referente à sintomatologia de doenças em plantas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando às doenças ao respectivo sintoma.
Coluna 1 1. Requeima ou crestamento. 2. Podridão. 3. Necrose. 4. Anasarca. 5. Gomose.
Coluna 2 ( ) Extravasamento de conteúdo celular, que resulta em áreas de aspecto encharcado. ( ) Exsudação de goma a partir de lesões, principalmente em caules ou frutos. ( ) Necrose repentina de órgãos aéreos (folhas, flores e brotações). ( ) Morte e desintegração de tecidos, decorrente da atividade enzimática de fitopatógenos. ( ) Escurecimento de tecido resultante da morte/desintegração de células.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: C
5: D