Questões de Concurso Público Prefeitura de Bom Retiro do Sul - RS 2023 para Biólogo

Foram encontradas 6 questões

Q2216770 Biologia
A sucessão ecológica é um processo dinâmico que ocorre ao longo do tempo em áreas desabitadas ou perturbadas, onde observa-se progressivamente a mudança na composição e na estrutura das comunidades. Com base nisso, assinale a alternativa correta sobre a sucessão ecológica e os estágios sucessionais de vegetação.

Alternativas
Q2216771 Biologia
De acordo com as diretrizes e procedimentos para a avaliação do risco de extinção de espécies e para publicação das listas oficiais de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção no Estado do Rio Grande do Sul (conforme Resolução CONSEMA nº 418/2020), analise as assertivas abaixo:
I. Espécies ameaçadas são aquelas cujas populações e/ou habitat estejam desaparecendo em um ritmo que as coloque em risco de extinção num horizonte de tempo previsível.
II. Uma espécie é classificada como Regionalmente Extinta (RE) quando nenhum exemplar é encontrado no território estadual após exaustivos levantamentos em habitat e períodos apropriados, em toda a área de ocorrência histórica do táxon, e não há qualquer dúvida razoável de que o último indivíduo morreu ou desapareceu.
III. O tamanho da população, o potencial de invasão e as flutuações na quantidade de recursos disponíveis são exemplos de critérios utilizados para a avaliação do risco de extinção de espécies.
IV. Para fins de publicação das listas estaduais oficiais de espécies ameaçadas, serão consideradas apenas aquelas enquadradas nas seguintes categorias: Extinto (EX), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Menos Preocupante (LC).
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2216773 Biologia
Os vertebrados se originaram no ambiente aquático e mais da metade das espécies de vertebrados viventes é produto de linhagens evolutivas que nunca deixaram a água. Os Chondrichthyes e os Osteichthyes, por exemplo, constituem dois grandes grupos de peixes do subfilo Vertebrata. A partir disso, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os Chondrichthyes são peixes cartilaginosos como tubarões, raias e quimeras. São peixes que não possuem bexiga natatória, de forma que utilizam o fígado para regular sua flutuabilidade.
( ) A radiação dos Chondrichthyes evoluiu em dois grandes grupos divergindo: os Actinopterygii e os Sarcopterygii.
( ) Os representantes de Actinopterygii são os peixes com nadadeiras lobadas, e os de Sarcopterygii, os peixes com nadadeiras raiadas.
( ) Um aumento da mobilidade dos ossos do crânio e das maxilas, ao longo da evolução, permitiu aos peixes de nadadeiras raiadas explorar uma ampla gama de tipos de presas e de modos predatórios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2216774 Biologia
Monocotiledôneas e eudicotiledôneas são grupos de plantas angiospermas diferenciadas principalmente em relação às folhas embrionárias que as plantas apresentam, os cotilédones. Em relação às características apresentadas pelas plantas monocotiledôneas e eudicotiledôneas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Monocotiledôneas.
2. Eudicotiledôneas.
Coluna 2
( ) Raiz fasciculada ou cabeleira, sem a presença de uma raiz principal.
( ) Flores tetrâmeras ou pentâmeras, apresentando uma organização de pétalas e sépalas em números de quatro, cinco ou seus múltiplos.
( ) Vasos condutores dispostos no caule de maneira regular, em anel ou concêntricos.
( ) Exemplos: arroz, milho, gengibre, orquídea.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2216775 Biologia
A perereca pontilhada (Boana Punctata) é uma espécie de anfíbio capaz de armazenar uma grande quantidade de uma substância tóxica chamada biliverdina. Essa substância interage com uma proteína específica e forma um complexo que reflete a cor azul no anfíbio. Durante a noite, a perereca é capaz de se tornar fluorescente para que a reprodução ocorra de maneira mais eficaz. Já durante o dia, a interação da cor azul do complexo com o amarelo das células pigmentares é responsável por criar a cor verde na pele do anfíbio. A coloração verde permite que a perereca se torne praticamente “invisível” no ambiente em que vive, dificultando a sua identificação pelos predadores. Esse mecanismo de defesa em que o animal é capaz de alterar a sua cor e/ou forma a fim de ocultar-se no ambiente em que se encontra, é chamado de:

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: E
5: A