Questões de Concurso Público Prefeitura de Bagé - RS 2024 para Veterinário

Foram encontradas 5 questões

Q2460085 Veterinária
 Durante uma palestra sobre saúde pública e zoonoses, foi perguntado ao médico-veterinário palestrante o que ocorre com uma pessoa quando ela ingere carne bovina ou suína crua contendo cisticerco viável. Em relação à pergunta, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2460091 Veterinária
A Leishmaniose Visceral Canina é uma zoonose parasitária cujo principal artrópode  vetor é o flebotomíneo do gênero Lutzomyia spp. O protozoário causador da doença encontra-se sob a forma flagelada (promastigota) no inseto e sob a forma aflagelada (amastigota) nos mamíferos, como os cães e o homem. Geralmente a doença ocorre primeiramente no cão, sendo posteriormente verificada no ser humano. Embora existam medicamentos para uso humano, seu uso não é permitido nos animais. O medicamento desenvolvido para o tratamento da leishmaniose canina, cujo uso é permitido por Nota Técnica conjunta do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério da Saúde (MS), é a: 
Alternativas
Q2460092 Veterinária
A fasciolose é uma das doenças parasitárias de maior importância em animais de interesse econômico, principalmente ovinos e bovinos. Sua importância se deve, principalmente, às perdas associadas às condenações de fígados, mortalidade, redução na produção de carne, lã e leite, às infecções bacterianas secundárias, à interferência com a fertilidade e aos custos com tratamentos anti-helmínticos (fasciolicidas). Em relação à doença e seu agente, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os parasitos adultos alojados nos dutos biliares são grandes produtores de ovos.
( ) Os ovos são eliminados com as fezes e, uma vez no meio externo, com umidade e temperatura adequadas, irão eclodir e liberar os miracídios que invadem os caramujos hospedeiros intermediários.
( ) Os herbívoros (ovinos e bovinos) se infectam ao ingerir os caramujos parasitados junto com pastagem.
( ) Os hospedeiros intermediários da Fasciola hepatica são os caramujos do gênero Lymnaea.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2460096 Veterinária
Contando com aproximadamente 250 mil cabeças de bovinos, o município de Bagé está situado entre os dez maiores do RS. Considerando a importância da atenção veterinária que deve ser dispensada para garantir a sanidade dos bovinos e ovinos para a economia do município, assinale a alternativa em que consta o nome de um agente parasitário que tem nessas duas espécies de animais de produção seu hospedeiro intermediário. 
Alternativas
Q2460099 Veterinária
Larva migrans é mais frequentemente relatada em países de clima tropical ou subtropical, embora seja uma doença mundialmente relatada. É uma zoonose parasitária que envolve a migração de larvas de alguns helmintos em diferentes órgãos do ser humano e são classificadas como larva migrans cutânea (LMC) e larva migrans visceral (LMV). Em relação à essa zoonose, analise as assertivas abaixo:


I. Larva migrans cutânea, também conhecida como “bicho geográfico”, é o resultado da penetração das larvas de algumas espécies de parasitos do gênero Ancylostoma spp. no ser humano.

II. As larvas desse parasito (Ancylostoma) realizam migração pelo tecido subcutâneo, porém não atingem o intestino humano.

III. Larva migrans visceral ocorre quando as larvas de parasitos do gênero Toxocara, principalmente T. canis e/ou T. cati, são ingeridas e migram pelos órgãos internos do hospedeiro humano.

IV. Transmissão transplacentária ou transmamária aos filhotes de cães pode ocorrer nos casos de parasitismo das cadelas por Toxocara canis.


Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: A
5: E