Questões de Concurso Público UFJF 2022 para Assistente de Alunos, Edital nº 70

Foram encontradas 12 questões

Q1961886 Pedagogia

Leia o texto a seguir.


Bullying


12% dos estudantes brasileiros de 13 a 17 anos revelaram ter praticado algum tipo de bullying na escola e 23,0% afirmaram que, por duas ou mais vezes, se sentiram ofendidos ou humilhados pelos colegas, nos 30 dias anteriores à pesquisa. Os três principais motivos das provocações dos colegas foram: a aparência do corpo (16,5%), aparência do rosto (11,6%) e cor ou raça (4,6%).


IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2019.


Baseando-se nos dados da pesquisa do IBGE apresentados no texto e no relatório “Violência escolar e bullying” da UNESCO (2019), assinale a alternativa incorreta. 

Alternativas
Q1961887 Pedagogia

Vinha e Nunes (2018) explicitam que um dos fatores mais preocupantes no cotidiano escolar pelos professores é a indisciplina dos alunos.


Tendo como referência as reflexões das autoras, são características, atitudes e práticas de caráter preventivo em relação à indisciplina, exceto:

Alternativas
Q1961889 Pedagogia
Segundo Mantoan (2006), para que a escola se transforme em um ambiente educacional realmente inclusivo é necessário, exceto:
Alternativas
Q1961890 Pedagogia

Candau (2008) salienta a impossibilidade de conceber uma experiência pedagógica desvinculada das questões culturais da sociedade e a necessidade de construção de práticas educativas em que a questão da diferença e do multiculturalismo estejam presentes.


Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir sobre os elementos para a construção de práticas pedagógicas numa perspectiva intercultural mencionados pela autora.


I. Reconhecimento das nossas identidades culturais: propiciar espaços que contribuam para a tomada de consciência da construção da nossa própria identidade cultural, posicionando-a ao que se refere aos processos socioculturais do contexto em que vivemos e à história do nosso país.

II. Identificação de nossas representações dos “outros”: não negar as situações de discriminação e preconceito presentes no cotidiano escolar, mas reconhecê-las e trabalhá-las no diálogo interpessoal e em reflexão coletiva, com base nas situações concretas apresentadas no cotidiano escolar.

III. Desvelamento do daltonismo cultural presente no cotidiano escolar: frisar a importância de se esclarecer os processos de construção do daltonismo cultural, que privilegiam o caráter monocultural da cultura escolar e da cultura da escola e que têm consequências negativas para a prática educativa.

IV. Concepção da prática pedagógica como um processo de negociação cultural: fortalecer o olhar para a prática pedagógica, privilegiando a universalidade e hegemonia dos conteúdos escolares.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1961894 Pedagogia

Ortega e Del Rey (2002) sinalizam a necessidade de um projeto de educação para a convivência, visando a aprendizagem de resolução e prevenção de conflitos e fenômenos de violência de forma pacífica, dialogada e democrática.


A sequência das fases do projeto de melhoria da convivência na escola, proposto pelas autoras, está correta em:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: A
5: A