Questões de Concurso Público Prefeitura de Curvelo - MG 2024 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 3 questões

Q2362402 Fisioterapia
A laceração ou ruptura completa de um músculo é algo raro, mas pode ocorrer se o músculo que já está em estado de contração levar um golpe direto ou for alongado de maneira forçada.
Sobre as condutas fisioterapêuticas no tratamento pós-operatório da ruptura completa de um músculo, é correto afirmar:
Alternativas
Q2362403 Fisioterapia
Os músculos que mais comumente se tornam fracos na disfunção cervical são os flexores cervicais segmentares profundos (FCP) de um único segmento. Os músculos FCP incluem os músculos reto anterior da cabeça, longo da cabeça e longo do pescoço. O principal exercício para recrutar esses músculos é o exercício de movimento de afirmação com inclinação da cabeça dos FCP com flexão complexo craniovertebral (CV), continuando pelos segmentos até a flexão mediocervical.
Com relação ao exercício para recrutar os FCP, analise as afirmativas a seguir.

I. Durante o exercício, o paciente é instruído a palpar a parte posterior do pescoço à procura de qualquer contração indesejável dos músculos ECM ou escalenos e a repousar a língua no céu da boca para inibir a atividade do músculo esplênio da cabeça.
II. Inicialmente realizado na posição ereta na parede, o exercício não é auxiliado pela gravidade, porém a cabeça precisa permanecer em contato com a parede o tempo todo, de modo a estimular o movimento para trás, o que transformaria o exercício em uma contração excêntrica dos extensores cervicais.
III. Durante esse exercício, é importante controlar a tendência de substituição com os flexores superficiais hiperativos, que causariam uma translação anterior excessiva.
IV. Quando esse mesmo exercício de movimento de afirmação com inclinação da cabeça é realizado com o paciente em decúbito dorsal, os FCP trabalham contra a ligeira resistência da gravidade, tornando teoricamente o exercício mais difícil.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q2362407 Fisioterapia
Um paciente de 26 anos de idade, sexo masculino, com lesão medular traumática ocorrida há cinco meses (ASIA C), abaixo do nível medular de L1, procurou a reabilitação fisioterapêutica. Ao exame, esse paciente apresentou encurtamento bilateral dos flexores de quadril, fraqueza muscular dos extensores de quadril e extensores de joelho e resistência muscular reduzida.
Sobre esse paciente, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) O paciente apresenta controle de tronco preservado, mas não inicia a flexão de quadril, o que permitirá o uso de órteses mais longas e com cinto pélvico.
(   ) Como o peso dos tutores é aliviado, pode haver marcha de quatro pontos e o paciente tem potencial para se tornar deambulador domiciliar e até comunitário com uso de muletas canadenses ou andadores.
(   ) Exercícios terapêuticos que favoreçam o restabelecimento da marcha devem envolver o fortalecimento dos grupos musculares estabilizadores de cintura escapular, extensores de tronco e membro superior e abdominais, sendo indicados para esse paciente.
( ) O paciente é capaz de realizar extensão ativa de joelhos, o que o libera do uso de tutor curto, tornando-se necessário apenas o uso de órteses de tornozelo.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C