Questões de Concurso Público Prefeitura de Curvelo - MG 2024 para Médico Psiquiatra - Equipe Multiprofissional

Foram encontradas 4 questões

Q2362664 Psiquiatria
Com relação à atenção, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Trata-se da capacidade de focalizar a atividade psíquica e de discriminar conteúdos da consciência, dirigindo-se a determinados estímulos.
( ) Está condicionada a uma série de fatores, como as necessidades e os interesses pessoais, mas não à intensidade de estímulos.
(   ) A atenção espontânea, também chamada de tenacidade, refere-se à capacidade do indivíduo mudar seu foco de um objeto para o outro.
(   ) A atenção voluntária, também chamada de vigilância, permite ao indivíduo persistir sua atenção sobre um objeto determinado.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2362665 Psiquiatria
Com relação aos transtornos dissociativos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os transtornos dissociativos decorrem do comprometimento parcial ou completo da integração entre memórias, consciência de identidade, sensações imediatas e controle motor.
II. Os transtornos dissociativos podem ser também denominados transtornos factícios, porém, esta última denominação é reservada aos médicos, a fim de evitar estigmas por parte da população.
III. Identifica-se, comumente, ganho secundário nos transtornos dissociativos, fazendo com que seja comum encontrá-los na prática pericial.

Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q2362669 Psiquiatria
A eletroconvulsoterapia (ECT) é procedimento a ser considerado em pacientes refratários ao uso das medicações psiquiátricas, que apresentam sintomas graves ou psicóticos, com alto risco de suicídio ou homicídio, ou que apresentam sintomas acentuados de agitação ou estupor.
Sobre a ECT, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2362670 Psiquiatria
Paciente do sexo feminino, 75 anos de idade, foi internada para tratamento de pielonefrite. Histórico de acidente vascular cerebral isquêmico aos 60 anos de idade (com diminuição da motricidade em membro inferior direito). Foi, ainda, diagnosticada com doença de Alzheimer há dois anos. Faz uso diário de AAS, sinvastatina e memantina. Durante a internação, a paciente evoluiu com oscilações do nível de consciência, desorientação temporoespacial e hipoprosexia.
Qual diagnóstico melhor explica o quadro apresentado durante a internação?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B