Questões de Concurso Público SEC-BA 2023 para Professor de Educação Indígena
Foram encontradas 2 questões
Q2053314
Português
Atente a definição do dicionário Houaiss sobre
licença poética, em sua terceira acepção:
“liberdade de o escritor utilizar construções,
prosódias, ortografias, sintaxes não conformes
as regras (...)”. Importa ressaltar que essa
liberdade não está restrita apenas aos textos
verbais. Ela ocorre também em textos não
verbais e mistos. Observe as duas imagens de
capa da obra “Iracema” de José de Alencar, e
analise as afirmativas a seguir.
Fonte: Livraria Editora Pauliceia (1927).
Fonte: Edições Câmara (2018).
I. A capa de 1927 representa nitidamente o empoderamento feminino da mulher indígena no início do século XXI.
II. A capa de 2018, apesar de infantilizada, é mais fiel à imagem da indígena, ainda que esteja presa a um estereótipo.
III. A capa de 1927 apresenta uma índia com traços, roupas e penteado que remetem à sociedade europeia do início do século XX. Pode-se afirmar que ela não retrata a realidade. Essa capa demonstra nitidamente a tentativa de europeização do indígena da época.
Assinale a alternativa correta.
Fonte: Livraria Editora Pauliceia (1927).
Fonte: Edições Câmara (2018).
I. A capa de 1927 representa nitidamente o empoderamento feminino da mulher indígena no início do século XXI.
II. A capa de 2018, apesar de infantilizada, é mais fiel à imagem da indígena, ainda que esteja presa a um estereótipo.
III. A capa de 1927 apresenta uma índia com traços, roupas e penteado que remetem à sociedade europeia do início do século XX. Pode-se afirmar que ela não retrata a realidade. Essa capa demonstra nitidamente a tentativa de europeização do indígena da época.
Assinale a alternativa correta.
Q2053318
Português
O texto de Lynn Mario T. Menezes de Souza
“Uma outra história, a escrita indígena no
Brasil” traz a passagem: “A nova escrita
indígena que nasce de e para a nova escola
indígena aparece especialmente quando surge
o desejo e a necessidade de reescrever a
história indígena, e por que não, de reescrever
até mesmo as estórias indígenas, numa
tentativa desenfreada de arrancar o poder de
autoria das mãos dos tradicionais e históricos
tutores das comunidades indígenas” e
continua a se posicionar em “Eu sou índio
porque nós temos costume de falar nossa
língua. E também nós temos costume de dançar
a festa do mariri.[...] Por isso é que nós
queremos continuar a ser índio. É pelos
costumes de nossa aldeia que todo pessoal já
conhece. Então não adianta a gente negar a
nossa língua e dizer que não é índio. O índio não
pode virar cariu, porque é de outro jeito e chama
de índio. O índio também é gente. Nós somos
índios Caxinauás do Jordão e queremos
aprender a língua de português, ler, escrever e
tirar conta para não ser roubado pelo cariu”.
Ao analisar o contexto e/ou utilizar o seu
conhecimento prévio, assinale a alternativa
correta.