Questões de Concurso Público SEE-AC 2023 para ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – HISTÓRIA

Foram encontradas 5 questões

Q2185298 História
“A religião católica, controladora do tempo e do espaço, ditava as normas para a ação do homem no mundo natural. A transformação do indígena de uma “gente tão indômita e bestial” para um rebanho de ovelhas era necessária e implicava uma alteração do aborígene em relação à natureza”.
ASSUNÇÃO, Paulo de. A terra dos Brasis: a natureza da América portuguesa vista pelos primeiros jesuítas (1549-1596). São Paulo: Annablume, 2000, p. 142.
Sobre a ação dos jesuítas no processo de colonização do Brasil, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2185301 História
A Guerra dos Marimbondos, ou Ronco da Abelha, foi um levante de camponeses de diversas províncias do Nordeste do Brasil contrários à promulgação, em 1851, do Regulamento do Registro dos Nascimentos e Óbitos no Império e da Lei do Censo. Sobre o levante, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Existia um receio de que com a proibição do tráfico escravo no Atlântico, a obrigatoriedade do Registro teria o objetivo de destinar os livres e pobres trabalhadores do campo ao escravismo.
( ) O termo “marimbondo” foi utilizado para se referir ao barulho produzido pelos revoltosos durante os protestos, nos quais chegavam em grandes grupos e rasgavam editais afixados nas igrejas matrizes das vilas rurais que anunciavam as novas medidas.
( ) Até 1851 era responsabilidade do Estado a contagem de indivíduos, sendo posteriormente responsabilidade da igreja católica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2185302 História
No início de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, foi palco da maior revolta urbana que já se tinha visto na cidade, deixando um saldo de 945 prisões, 110 feridos e 30 mortos. Assinale alternativa que apresenta como este movimento ficou historicamente conhecido.
Alternativas
Q2185303 História
A respeito da Lei de Terras, promulgada no Brasil em 1850, analise as afirmativas abaixo.
I. A supracitada lei proibia a aquisição de terras por outro meio que não a compra e, por conseguinte, intencionava extinguir o regime de posse.
II. Tratou-se também de um mecanismo de elevação dos preços das terras, dificultando sua aquisição.
III. As determinações da lei que dificultavam o acesso à terra por meio da posse ou da compra a baixo preço estavam em harmonia com o objetivo imediato da classe latifundiária.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q2185306 História
Sobre as características que descrevem o Brasil Colônia como uma formação econômico-social, analise as afirmativas abaixo.
I. A camada de latifundiários predominava a partir de interesses vinculados a grupos mercantis europeus, como traficantes de escravos africanos.
II. A estrutura política era entrelaçada pelos interesses dos senhores rurais a partir de uma administração local que exercia pelas câmaras dos homens bons do povo, os proprietários.
III. O exercício da cidadania era limitado duplamente, tanto pelo Estado absolutista como pelo esquema interno de forças.
IV. A cultura letrada era descentralizada.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: D
5: C