Questões de Concurso Público Prefeitura de Fundão - ES 2020 para Médico Plantonista

Foram encontradas 10 questões

Q1747373 Medicina
O Código de Ética Médica contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive nas atividades relativas a ensino, pesquisa e administração de serviços de saúde, bem como em quaisquer outras que utilizem o conhecimento advindo do estudo da Medicina. (http://portal.cfm.org.br/images/PDF/cem2019.pdf)
À luz do "Código de Ética Médica", julgue as Proposições com Verdadeiro (V) ou Falso (F). Após seu julgamento, marque a alternativa CORRETA:
I - As organizações de prestação de serviços médicos estão sujeitas às normas deste Código. II - Para o exercício da medicina, impõe-se a inscrição no Conselho Regional do respectivo estado, território ou Distrito Federal. III - A fim de garantir o acatamento e a cabal execução deste Código, o médico comunicará ao Conselho Regional de Medicina, com discrição e fundamento, fatos de que tenha conhecimento e que caracterizem possível infração do presente Código e das demais normas que regulam o exercício da medicina. IV - A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas neste Código é atribuição dos Conselhos de Medicina, das comissões de ética e dos médicos em geral.
Alternativas
Q1747374 Medicina
A atenção primária à saúde (APS) é geralmente o primeiro ponto de contato, oferecendo atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida. Na sua essência, a APS cuida das pessoas e não apenas trata doenças ou condições específicas. A APS está enraizada no compromisso com a justiça social e a equidade e no reconhecimento do direito fundamental ao mais alto padrão atingível de saúde, conforme ressaltado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis [...]".
O conceito de atenção primária à saúde tem sido repetidamente reinterpretado e redefinido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma definição coesa baseada nos componentes:
I. Garantir que as pessoas tenham acesso a serviços abrangentes de promoção, proteção, prevenção, cura, reabilitação e cuidados paliativos ao longo da vida, priorizando estrategicamente as principais funções do sistema voltadas para indivíduos, famílias e para a população em geral como elementos centrais da prestação de serviços integrados em todos os níveis de atenção. II. Agir de forma sistemática sobre os determinantes mais amplos de saúde (incluindo características e comportamentos sociais, econômicos, ambientais, bem como das pessoas), por meio de políticas públicas e ações baseadas em evidências em todos os setores. III. Empoderar indivíduos, famílias e comunidades para otimizar sua saúde, como defensores de políticas que promovam e protejam a saúde e o bem-estar, como co-desenvolvedores de serviços sociais e de saúde por meio de sua participação e como cuidadores de saúde de si mesmos e de outras pessoas. IV. Renovar a atenção primária à saúde e colocá-la no centro dos esforços para melhorar a saúde e o bem-estar é fundamental por algumas razões, podendo-se citar: A atenção primária à saúde está bem posicionada para poder responder às rápidas mudanças econômicas, tecnológicas e demográficas, que impactam a saúde e o bem-estar. / A atenção primária à saúde é uma forma altamente eficaz e eficiente de agir sobre as principais causas de problemas de saúde e riscos ao bem-estar, bem como de lidar com os desafios emergentes que ameaçam a saúde e o bem-estar no futuro. Também tem se mostrado um investimento custo-efetivo, pois há evidências de que a atenção primária de qualidade reduz os gastos totais em saúde e melhora a eficiência, por exemplo, reduzindo as internações hospitalares.
Marque a alternativa cujos componentes estão coerentes com o que desenvolveu a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Alternativas
Q1747375 Medicina
Para responder à questão proposta, julgue as proposições com Verdadeiro (V) ou Falso (F). Após seu julgamento, marque a alternativa CORRETA: (__) A artrite reumatoide (AR) é uma doença sistêmica de origem desconhecida, caracterizada por inflamação articular simétrica, crônica e erosiva. É considerada uma das doenças auto-imunes mais frequentes, com distribuição universal e atinge de 1 a 3% da população mundial. (__) O diagnóstico laboratorial da AR tem se fundamentado, até o momento, na detecção do fator reumatóide (FR), que constitui, na grande maioria, anticorpos IgM direcionados contra a região Fc das imunoglobulinas da classe IgG. (__) A presença do FR-IgM é o único indicador sorológico incluído entre os critérios de classificação atuais da AR, mas, além de ser pouco específico, é negativo em 20%-30% dos casos. (__) Os testes imunoenzimáticos recentemente desenvolvidos para dosagem de anticorpos anti-CCP têm demonstrado alta especificidade para a AR, com utilidade diagnóstica e prognóstica, uma vez que possa ser detectado em fases precoces da doença, e é também considerado por muitos um marcador de prognóstico para maior gravidade da AR.
Alternativas
Q1747376 Medicina
A Síndrome de Cushing ou Hipercortisolismo é o quadro clínico resultante da produção excessiva de Glicocorticoide (cortisol) pelo córtex adrenal. (...) (GROSS, Jorge Luiz e SILVEIRO, Sandra Pinho. Rotinas Diagnósticas em Endocrinologia. Editora ARTMED. São Paulo. 2004. Cap. 20.)
Analise o que se enuncia a seguir:
R. C. M. S é uma criança obesa que deve ser avaliada para doença de Cushing se houver concomitância de: 
Alternativas
Q1747377 Medicina
Diarreia aguda é uma síndrome de má absorção de água e eletrólitos provocada por um agente infeccioso (vírus, bactéria ou protozoário) e que se localiza a qualquer nível do trato intestinal. É consenso universal que este processo infeccioso, independente do agente causal, deve apresentar, na grande maioria dos casos, uma evolução autolimitada. (Por: Dr. Ulysses Fagundes Neto. In: FARHAT, Calil Kairalla. Infecções e Parasitoses. HARBBRA Ltda. Cap. 13.p. 143.)
Sobre "Diarreia aguda", julgue as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após seu julgamento, marque a alternativa CORRETA:
(__) A Yersinia enterocolítica é, ao mesmo tempo, toxigênica e invasora. A enterotoxina é do tipo ST, e sua produção só se faz in vitro entre 22 e 28º. Portanto, é possível que a toxina não participe da patogenia da infecção, mas possa ser produzidas em alimentos e determinar a intoxicação alimentar. (__) A Shigella é um agente causal de diarreia aguda bem conhecido e cuja incidência se encontra distribuída em todo o mundo, acusando taxas de frequência mais elevadas nos países onde as condições de higiene são mais deficientes. (__) Rotavírus não é admitido como causa de epidemias de diarreia aguda em hospitais, especialmente em berçários. (__) A manutenção e/ou recuperação do estado nutricional deve ser uma preocupação constante da síndrome diarreica aguda. Vale frisar que nenhuma solução hidratante consegue suprir por tempo prolongado as necessidades nutricionais do paciente. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: A
5: D