Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2015 para Professor - Geografia

Foram encontradas 5 questões

Q916444 Geografia

Na década de 1970, durante o regime militar e no âmbito da Lei nº 5.692/71, mudanças apontavam para a gradativa extinção da disciplina escolar Geografia, que daria lugar à disciplina escolar Estudos Sociais. Isso pode ser visto como uma tendência à diminuição da expressão da História e da Geografia nos currículos escolares naquele período. Fatos como esse podem ser compreendidos de forma complexa, na medida em que se considerem os currículos e o conhecimento escolar para além de uma listagem de conteúdos a serem ensinados. Assinale a alternativa que contém o(s) número(s) correspondente(s) à(s) afirmativa(s) que apresenta(m) ideias que corroboram a afirmação anterior em destaque.


I. O conhecimento escolar é o resultado da adaptação e da simplificação do conhecimento científico com o objetivo de ser ensinado nas escolas.

II. As práticas escolares são definidas a partir de parâmetros nacionais, que devem orientar a construção dos programas e dos currículos em um país.

III. Os currículos são o resultado de um equilíbrio de forças que produzem o sistema educativo, devendo ser historicamente situados e compreendidos.

IV. As mudanças curriculares produzem (e são produzidas por) efeitos nas comunidades profissionais, que se organizam acerca da produção do conhecimento.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q916455 Geografia

Em recente chamada de artigos para a próxima Conferência Regional da União Geográfica Internacional, em Moscou (entre 17 e 21 de agosto de 2015), as Comissões de História da Geografia e de Geografia Política elegeram o seguinte tema para ampla discussão: “Repensar o que a geografia (política) deveria ser: a geografia e a geopolítica como instrumento de paz (teorias, histórias e práticas)”* .


[* Tradução livre do original em francês e em inglês, respectivamente: “Repenser ce que la géographie (politique) devrait être: la géographie et la géopolitique comme instruments de paix (théories, histoires et pratiques)”; “Rethinking what (political) geography ought to be: theories, histories and practices of geography and geopolitics as instruments of Peace”].

(Disponível em: http://web.univ‐pau.fr/RECHERCHE/UGIHG/ Acesso em: 05/12/2014.)


Sobre as novas abordagens da Geopolítica Contemporânea, é correto afirmar que essas

Alternativas
Q916463 Geografia
A mudança do objeto de estudo da Geografia tem relação com o movimento de renovação da disciplina, ocorrido a partir da década de 1970, quando esta enfrentou uma reformulação de suas bases teóricas e metodológicas. Em 1976, Yves Lacoste publica o livro “Geografia: isso, serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra”. A publicação é considerada um marco histórico desse período. No livro, o geógrafo francês Yves Lacoste denunciava
Alternativas
Q916465 Geografia

Um professor de Geografia produziu o seguinte texto:


“Quando o jovem vendedor de verduras, Mohammed Bouazzi, ateou fogo em seu corpo na Tunísia, ninguém esperava que isso levasse à queda de um ditador há mais de 23 anos no poder e que, além disso, provocaria um efeito dominó regional. Ele concluiu a universidade e sonhava com uma vida melhor para sua família. O jovem teve seu dinheiro extorquido por policiais corruptos, cujo autoritarismo culminou com a tomada de sua barraca e mercadorias. Ele se imolou em dezembro, morreu 23 dias após, e o presidente ditador Ben Ali fugiu 40 dias depois. Os demais jovens da região se identificaram imediatamente com seu sacrifício e suas expectativas frustradas, o que levou a um crescimento do uso das redes de informação e suas nuvens.”


O texto anterior visava a introduzir com mais propriedade a discussão sobre

Alternativas
Q916469 Geografia

Desisto de atualizar os mapas políticos da África e da Europa!” – afirmou um cartógrafo brasileiro.


Essa fala se faz pertinente devido aos seguintes acontecimentos recentes:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: A
5: C