Questões de Concurso Público IF-BA 2014 para Aluno
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Q1354616
Conhecimentos Gerais
Observe as imagens a seguir: Imagem 01
Imagem 02
Sobre as imagens assinale (F) para as afirmativas falsas e (V) para as verdadeiras. ( ) As imagens foram produzidas pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret durante sua estadia no Brasil. Seu trabalho é considerado de grande importância para o Brasil na medida em que se dedicou a retratar o cotidiano e a sociedade do século XIX, especialmente no Rio de Janeiro. ( ) As imagens permitem a identificação da diversidade étnica e cultural-religiosa de povos africanos que foram trazidos para o Brasil em navios negreiros para trabalharem como escravos. Na imagem 01 a diversidade é evidenciada pelos traços físicos, cortes de cabelos e escarificações no corpo (marcas étnicas), sobretudo nos rostos, além dos adereços. Já na Imagem 02, a diversidade pode ser identificada, principalmente, nas roupas e adereços. ( ) A imagem 02 é fruto da imaginação de Debret, já que na primeira metade do século XIX os africanos escravizados e traficados para o Brasil eram destinados, exclusivamente, para o trabalho nas lavouras. ( ) As imagens 01 e 02 são evidências empíricas de que o tráfico de escravos para o Brasil privilegiou os homens, mais fortes para o trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar, das quais as mulheres foram excluídas. ( ) A ideia de povo que partilha de uma identidade comum, de pertencimento, não cabe às etnias africanas, porque antes da chegada dos europeus, os africanos estavam organizados em tribos, pequenos grupos ligados, principalmente, por laços sanguíneos, sendo as únicas exceções as civilizações que floresceram ao longo do rio Nilo, tais como o Egito e Kush.
A sequência correta de cima para baixo é:
Imagem 02
Sobre as imagens assinale (F) para as afirmativas falsas e (V) para as verdadeiras. ( ) As imagens foram produzidas pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret durante sua estadia no Brasil. Seu trabalho é considerado de grande importância para o Brasil na medida em que se dedicou a retratar o cotidiano e a sociedade do século XIX, especialmente no Rio de Janeiro. ( ) As imagens permitem a identificação da diversidade étnica e cultural-religiosa de povos africanos que foram trazidos para o Brasil em navios negreiros para trabalharem como escravos. Na imagem 01 a diversidade é evidenciada pelos traços físicos, cortes de cabelos e escarificações no corpo (marcas étnicas), sobretudo nos rostos, além dos adereços. Já na Imagem 02, a diversidade pode ser identificada, principalmente, nas roupas e adereços. ( ) A imagem 02 é fruto da imaginação de Debret, já que na primeira metade do século XIX os africanos escravizados e traficados para o Brasil eram destinados, exclusivamente, para o trabalho nas lavouras. ( ) As imagens 01 e 02 são evidências empíricas de que o tráfico de escravos para o Brasil privilegiou os homens, mais fortes para o trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar, das quais as mulheres foram excluídas. ( ) A ideia de povo que partilha de uma identidade comum, de pertencimento, não cabe às etnias africanas, porque antes da chegada dos europeus, os africanos estavam organizados em tribos, pequenos grupos ligados, principalmente, por laços sanguíneos, sendo as únicas exceções as civilizações que floresceram ao longo do rio Nilo, tais como o Egito e Kush.
A sequência correta de cima para baixo é:
Q1354618
Conhecimentos Gerais
Observe a imagem abaixo. Essa publicidade
expressa ideias e valores que compõem uma crítica a
certos costumes, a movimentos contestatórios
ocorridos em sociedades europeias e americanas
notadamente, mas também no Brasil dos anos de
1960. Na campanha publicitária do detergente ODD,
veiculada pela revista brasileira Manchete, em 22 de
o março de 1969, em sua Edição n 883, figuram
mulheres em atividades domésticas de limpeza, as
quais fazem uso de palavras de ordem.
Podemos afirmar que, desde então, muitas coisas mudaram, principalmente, em virtude desses movimentos contestatórios protagonizados por mulheres em várias regiões do mundo. Dentre as transformações provocadas por esses movimentos e que permeiam a publicidade da revista Manchete temos:
Podemos afirmar que, desde então, muitas coisas mudaram, principalmente, em virtude desses movimentos contestatórios protagonizados por mulheres em várias regiões do mundo. Dentre as transformações provocadas por esses movimentos e que permeiam a publicidade da revista Manchete temos: