Questões de Concurso Público IF-RR 2015 para Professor - Arte e Música
Foram encontradas 25 questões
Q1024091
Música
Frère Jacques Frère Jacques Frère Jacques Dormez-vous? Dormez-vous? Sonnez le matines! Sonnez le matines! Ding, Ding, Dong! Ding, Ding, Dong!
A canção “Frère Jacques” apresenta no arranjo escrito da partitura uma textura:
A canção “Frère Jacques” apresenta no arranjo escrito da partitura uma textura:
Q1024092
Música
“Existem algumas discussões a respeito da “escala blue” e sua harmonia. Sua melhor definição
é, provavelmente, a que a descreve como uma adaptação das escalas europeias às africanas,
ainda que muitos blues primitivos e a linha vocal de muitos clássicos sejam quase que
puramente africana; pois é mais fácil cantar tais canções como um quarto de tom do que tocá-la
em alguns instrumentos europeus. A maneira mais simples de reconhecer sua escala é através
do uso das blue notes, as terceiras e sétimas (aproximadamente) abemoladas na melodia, mas
não na harmonia, que é europeia. O conflito entre as duas coisas produz os efeitos
característicos do blues”.
HOBSBAWM. E. J. História social do jazz. Paz e Terra: São Paulo, 2009.
O uso da escala mixolídia na música brasileira é frequente, a sétima abaixada ou abemolada é comum nos gêneros típicos do nordeste, a síntese do conflito entre as matrizes africanas e europeias geraram um efeito similar à ocorrência das blue notes em:
O uso da escala mixolídia na música brasileira é frequente, a sétima abaixada ou abemolada é comum nos gêneros típicos do nordeste, a síntese do conflito entre as matrizes africanas e europeias geraram um efeito similar à ocorrência das blue notes em:
Q1024093
Música
“? E o que foi feito da segunda sinfonia de Penderecki?
• Você comete um erro ao estabelecer limites muito rígidos. […] Os limites não são claros. É
como um dia que começa com um tempo horrível e termina ensolarado. Não se pode precisar
quando fez bom ou mau tempo. Para começar, não se tem certeza de que esteja bom ou ruim.
Depois, as nuvens começam a clarear. Mas estariam os limites entre bom e ruim às cinco e dez
ou às cinco e quinze? Seria a nuvem Penderecki um resquício do mal tempo ou já anuncia a cor
menos sombria do tempo bom?
? O pomo é um fenômeno universal? […]
• Ele é uma fase do decorrer artístico a partir da tradição euro-americana. E o pomo, usando de
todos os meios, tenta opor-se à tendência uniformizante que nela existe.
? Fico imaginando uma expedição a recantos dos fins-do-mundo esbarrando num reclame do
tipo “Drink Coca-Cola”.
• Beba Coca-Cola. Este é o título de uma obra muito gostosa de Gilberto Mendes. Um bom
exemplo para ilustrar minha resposta. […]
? E agora você vai dizer que, em flagrante oposição ao modernismo, o pomo tenta não ser
exatamente o mesmo na Rússia ou na Inglaterra, apenas como exemplo.
• Assim é. Dificilmente você poderá comparar Gilberto Mendes com Schnittke ou com John
Taverner.
Essas citações foram extraídas do ensaio “O Pequeno Pomo: ou a história da música do pós-modernismo”, escrito, no formato do diálogo socrático, pelo compositor e musicólogo belga
Boudewijn Buckinx. Acerca deste tema e das personalidades que ele aborda, assinale a
alternativa INCORRETA.
Q1024094
Música
Observe a introdução da “Sonata para Violão” do compositor britânico Peter Maxwell Davies,
nascido em 1934. Assim como em diversas outras obras contemporâneas, as barras de
compasso são indicadas, mas as fórmulas de compasso não. Esta prática se tornou comum em
peças em que o compasso sempre varia de tamanho e de subdivisões internas.
Indique a opção que representa respectiva e corretamente, os nove compassos iniciais da sonata:
Indique a opção que representa respectiva e corretamente, os nove compassos iniciais da sonata:
Q1024095
Pedagogia
“Em 1971 houve uma grande reviravolta no ensino da música nas escolas, com a promulgação
da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n.º 5692/71. Desde sua implantação, o ensino de
música passou e ainda vem passando, por inúmeras vicissitudes, perdendo seu espaço na
escola, pois a citada LDB extinguiu a disciplina educação musical do sistema educacional
brasileiro, substituindo-a pela atividade da educação artística.”
Marisa Trench Fonterrada.
Considerando o contexto apresentado por Marisa Trench Fonterrada, a Lei Federal nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, propõe:
Considerando o contexto apresentado por Marisa Trench Fonterrada, a Lei Federal nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, propõe: