Questões de Concurso Público IFB 2017 para Professor - Artes
Foram encontradas 8 questões
Q779761
Educação Artística
As linguagens se confrontam nas práticas sociais e na história e fazem com que a circulação
de sentidos produza formas sensoriais e cognitivas diferenciadas. Sobre a área de Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.
I.( ) A Linguagem permeia o Conhecimento e as formas de conhecer; o Pensamento e as formas de pensar; a Comunicação e os modos de comunicar; a Ação e os modos de agir. II. ( ) A Linguagem é produto e produção cultural; nascida por força das práticas sociais. III. ( ) A Linguagem é humana e se destaca pelo seu caráter criativo, contraditório, pluridimensional, múltiplo e singular a um só tempo. IV. ( ) Não há linguagem no vazio, seu grande objetivo é a interação e a comunicação com um outro, dentro de um espaço social. V. ( ) A Linguagem, por sua natureza, é transdisciplinar e exige dos professores essa perspectiva em situação didática.
Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, qual alternativa abaixo corresponde à sequência CORRETA:
I.( ) A Linguagem permeia o Conhecimento e as formas de conhecer; o Pensamento e as formas de pensar; a Comunicação e os modos de comunicar; a Ação e os modos de agir. II. ( ) A Linguagem é produto e produção cultural; nascida por força das práticas sociais. III. ( ) A Linguagem é humana e se destaca pelo seu caráter criativo, contraditório, pluridimensional, múltiplo e singular a um só tempo. IV. ( ) Não há linguagem no vazio, seu grande objetivo é a interação e a comunicação com um outro, dentro de um espaço social. V. ( ) A Linguagem, por sua natureza, é transdisciplinar e exige dos professores essa perspectiva em situação didática.
Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, qual alternativa abaixo corresponde à sequência CORRETA:
Q779782
Educação Artística
Texto associado
As afirmações abaixo se relacionam à linguagem da dança, que se estabelece no ensino da
arte como um pensar em termos de movimento que se executa como emoção física, impulsionado
pelas sensações musculares e articulações do corpo. Marque (V) para VERDADEIRO e (F)
para FALSO, sobre as exigências da aprendizagem da Dança – a Arte do movimento:
I. ( ) Praticar o pensamento tornado presente por meio da ação corporal, poetizado pela
criação de movimentos expressivos.
II. ( ) Aprender a estrutura e o funcionamento corporal por meio de diferentes formas de
locomoção, deslocamento e orientação no espaço.
III. ( ) Criar, improvisando, movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais,
como curvar, esticar, torcer, balançar, sacudir, respondendo a pulsações internas rítmicas,
mudanças de tempo, etc.
IV. ( ) Registrar a sequência de movimentos expressivos criados em coreografias simples.
V. ( ) Perceber e ler as soluções expressivas encontradas pelo grupo para comunicar pelo
movimento a sua ideia de sentimento/pensamento.
Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à
sequência CORRETA:
Q779785
Educação Artística
“A música, nesta concepção, não era apenas uma imagem passiva do sistema ordenado do
universo, era também uma forca capaz de afetar o universo – daí a atribuição dos milagres aos
músicos lendários da mitologia. Numa fase posterior, mais científica, passaram a sublinhar-se
os efeitos da música sobre a vontade e, consequentemente, sobre o caráter e a conduta dos seres
humanos” (GROUT & PALISCA, 1988). A afirmação em destaque refere-se à Doutrina do
Ethos, presente na Grécia antiga. Sobre essa doutrina, indique a alternativa INCORRETA.
Q779789
Educação Artística
O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é reconhecido por sua
extensa obra, que inclui sinfonias, choros, concertos, música de câmera etc. Sua obra destacase,
ainda, por apresentar uma linguagem peculiarmente brasileira, com nuances das culturas
regionais e elementos de canções populares e indígenas. Na década de 1930, propôs e implantou
um plano de educação musical nas escolas, conhecido como:
Q779792
Educação Artística
Durante o século XX, no Brasil, destacaram-se quatro métodos de educação musical: o
método analítico de João Gomes Júnior, o método coral de Heitor Villa Lobos, o método de
iniciação musical de Antônio Leal Sá Pereira e o método de recreação musical de Liddy Mignone.
Sobre esses autores e seus respectivos métodos, assinale a alternativa INCORRETA.