Questões de Concurso Público IFB 2017 para Professor - Sociologia

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Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Sociologia |
Q780288 Sociologia

Sobre Weber e sua concepção de educação é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Sociologia |
Q780297 Sociologia

Acerca das concepções de Estado e democracia para Hegel e para Marx, analise as afirmações abaixo:

I) O Estado para Hegel possui um caráter libertador ao garantir as liberdades individuais.

II) Para Hegel, o Estado Moderno manifesta a individualidade concreta. Tem como característica o alinhamento das vontades particulares e gerais.

III) A concepção de emancipação política para Marx se aproxima das ideias de Rousseau ao definir que ela somente é possível se conjugada com a emancipação social.

IV) Para Marx, a liberdade e a igualdade só são possíveis a partir da emancipação política. Somente a partir desta última seria possível a emancipação social.

Dentre as opções, a sequência que apresenta apenas as opções CORRETAS é:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Sociologia |
Q780315 Sociologia

Segundo Max Weber, o cientista atribui aos fragmentos selecionados da realidade um sentido, destacando certos aspectos cujo exame lhe parece importante. O cientista baseia-se, portanto, em seus próprios valores e, para tanto, deve orientar-se por um modelo de interpretação-investigação – chamado de tipo ideal.

Quais são, para Weber, as possibilidades e limites desse modelo?

I) A elaborar o tipo ideal, parte-se da escolha, numa realidade infinita, de alguns elementos do objeto a ser interpretado que são considerados pelo investigador os mais relevantes para a explicação. O processo de seleção acentua – necessariamente certos traços e deixa de lado outros, o que confere unilateralidade ao modelo puro.

II) Os elementos causais são relacionados pelo cientista de modo racional, embora não haja dúvida sobre a influência, de fato, de incontáveis fatores irracionais no desenvolvimento do fenômeno real.

III) No que diz respeito à ênfase na racionalidade, o tipo ideal só existe como utopia e não é, nem pretende ser, um reflexo da realidade complexa, muito menos um modelo do que ela deveria ser.

IV) um conceito típico-ideal é um modelo simplificado do real, elaborado com traços considerados essenciais para a determinação da causalidade, segundo os critérios de quem pretende explicar os fenômenos.

V) Na medida em que o cientista procede a uma seleção, esta se distancia de suas próprias concepções do que é essencial no objeto examinado, e sua construção típico-ideal corresponderá às de outro cientista. Ele procederá, a partir daí, a uma comparação entre o seu modelo e a dinâmica da realidade empírica que examina.

Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Sociologia |
Q780316 Sociologia

Historicamente, conforme a análise weberiana, há várias camadas das quais se originaram os políticos profissionais, segundo as formações nacionais específicas. Em todos os casos, para contrapor-se à administração organizada “em classes”, o príncipe passou a apoiar-se em camadas sociais que fossem politicamente utilizáveis. Sobre as camadas sociais utilizadas pelo príncipe mencionadas por Weber, associe a segunda coluna com a primeira.

I) Os clérigos

II) Os literatos de formação humanista

III) A nobreza cortesã

IV) Gentry

V) Os juristas de formação universitária


( ) Um fenômeno típico dos países europeus continentais, cuja entrada trouxe a influência do direito romano para a administração política, constituindo o chamado Estado racional.

( ) Na Índia e na Indochina, na China budista, no Japão e na Mongólia dos lamas, do mesmo modo como nas regiões cristãs da Idade Média, foram empregados de modo generalizado, basicamente porque sabiam escrever e estavam à margem das lutas políticas ordinárias, e porque não buscavam poder político para sua própria descendência, que era uma importante fonte de conflitos com o soberano.

( ) Uma vez que os príncipes conseguiram despojar a nobreza de seus poderes estamentais, atraíram-na à Corte e utilizaram-na no serviço político e diplomático.

( ) Camada típica da Inglaterra, trata-se de um patriciado que abarcava o pequeno comerciante e o pequeno rentista urbano e que foi utilizado pelo príncipe contra os barões. De posse dos cargos do governo, tal extrato social manteve-se na administração gratuitamente, no interesse do seu próprio poder social e, como resultado, preservou a Inglaterra da burocratização, que constituiria o destino da totalidade dos Estados continentais.

( ) Homens que aprendiam a fazer discursos em latim e versos em grego e que eram recrutados como conselheiros políticos do príncipe. Esta camada, com seus convencionalismos desenvolvidos na antiguidade chinesa, decidiu o destino conjunto da China.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Sociologia |
Q780322 Sociologia

A religião é um dos grandes temas fundadores das Ciências Sociais no século XIX. Para mencionar apenas os clássicos mais conhecidos, diríamos que Émile Durkheim (1858-1917), Karl Marx (1818-1883) e Max Weber (1864-1920) desenharam com tal acuidade o modo de tratar a questão da religião que suas proposições alimentam até hoje a reflexão sobre essa matéria.

Sobre a análise desses autores acerca do tema, julgue os itens abaixo.

I) Pretende que o estudo das religiões “primitivas”, tidas como primeiras, isto é, mais próximas do momento de seu nascimento, podia lhe dar a chave de que precisava para evidenciar a origem social da moral e da ideia de sagrado.

II) Adota o entendimento de religião como “impostura”, triunfo das forças irracionais, ponto de vista correlato ao ideário liberal desencadeado pela Revolução Francesa e sua crítica racionalista à religião cristã.

III) Elabora a ideia de religião como “alienação”: o homem projeta na figura de Deus suas próprias qualidades e, em seguida, se submete a ele como a um poder estrangeiro do mesmo modo como se submete ao Estado.

IV) Se ocupou em estudar religiões não cristãs tais como o confucionismo e o budismo. Sua preocupação central era compreender a dinâmica interna dessas religiões e suas relações com a vida econômica e social.

V) Sustenta que o protestantismo teria criado atitudes e disposições, tais como o ascetismo e a ideia de vocação, que alimentaram a emergência de um tipo de racionalidade marcada pela crescente intelectualização, modo mais abstrato de pensamento apoiado na elaboração de princípios, regras e critérios com pretensão de validade universal.

Os itens acima correspondem na sequência:

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: B
5: A