Questões de Concurso Público IF-PI 2019 para Enfermeiro

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2019 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2019 - IF-PI - Enfermeiro |
Q1621370 Enfermagem
No atendimento a vítima politraumatizada, a prioridade para o cuidado é a rápida identificação e gestão de condições ameaçadoras à vida. Portanto, os componentes da avaliação primária e secundária no ambiente pré-hospitalar devem ser aplicados obedecendo ao protocolo do trauma que passou a ser empregado em diversas regiões do mundo a partir de 1978. Com relação ao atendimento inicial ao paciente, relacione a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna da direita, de cima para baixo. Prehospital Trauma Life Support (PHTLS).9.ed. NAEMT; ACS. Elsevier, 2019.
X ( ) Exsanguinação. A ( ) Exposição do paciente com controle da hipotermia. B ( ) Avaliação da permeabilidade das vias aéreas e controle cervical. C ( ) Avaliação da respiração e ventilação. D ( ) Avaliação do volume circulante e bomba cardíaca. E ( ) Avaliação do estado neurológico.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2019 - IF-PI - Enfermeiro |
Q1621372 Enfermagem
A Reanimação Cardiopulmonar (RCP) é uma sequência organizada de ações, em resposta a uma Parada Cardiorrespiratória (PCR). A PCR é a cessação súbita, inesperada, da circulação sistêmica, atividade ventricular útil e ventilatória de um indivíduo. Nesse cenário, inicia-se a RCP e desfibrilação na vítima precocemente para restabelecer a oxigenação e a circulação. Quanto mais rápido for o atendimento, maior será o êxito do procedimento. Em relação à RCP em adultos, recomenda-se:
AEHLERT, Barbara J. Acls - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia - Tradução da 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
1) a sequência C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração).
2) a relação compressão-ventilação de 30:2 para o profissional de saúde.
3) a sequência A-B-C (via aérea, respiração e compressões torácicas).
4) que a frequência de compressão seja de 100 a 120/minuto.
5) que a profundidade de compressão seja, pelo menos, 2 polegadas (5 cm), evitando excesso de profundidade, não ultrapassando 2,4 polegadas (6 cm).
Estão corretas apenas:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2019 - IF-PI - Enfermeiro |
Q1621373 Enfermagem
O choque consiste em um estado de má perfusão tecidual, sendo o tipo hemorrágico o mais comum em vítimas de trauma. Os mecanismos podem envolver volume circulante reduzido, débito cardíaco diminuído e vasodilatação. O diagnóstico é clínico, incluindo mensuração dos sinais vitais. Sobre o choque hipovolêmico, analise os itens abaixo:
BRANDÃO, P. F; MACEDO, P. H.A.P; RAMOS, F.S. Choque hemorrágico e trauma: breve revisão e recomendações para manejo do sangramento e da coagulopatia. RMMG, v.24, sup.4.
I - São sinais de choque hipovolêmico pele pálida, fria ou úmida, respiração rápida e superficial, taquicardia, débito urinário reduzido ou ausente, confusão mental, fraqueza, pulso fraco, lábios e unhas cianóticas, tontura e perda de consciência. II - Os resultados do tratamento do choque são melhores quando se utilizam protocolos de tratamento com metas preestabelecidas, sobretudo de restauração ou manutenção de pressão arterial média, débito urinário e saturação venosa central de oxigênio adequada III - No choque hipovolêmico, a pressão arterial diminui para poder compensar a perda sanguínea. IV - A administração de hemoderivados/ hemocomponentes, no choque hipovolêmico, tem como única finalidade aumentar o débito cardíaco. V - No choque hipovolêmico, o débito cardíaco apresenta-se parcialmente compensado por meio da diminuição da frequência cardíaca e do aumento da contratilidade miocárdica.
A alternativa em que os itens estão corretos é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C