Questões de Concurso Público ADAF - AM 2018 para Fiscal Agropecuário Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 12 questões

Q1160355 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os cuidados fitossanitários são um conjunto de ações que visam reduzir ou, ao extremo, eliminar as possibilidades de infestação de áreas indenes por parte de pragas ou doenças. No que tange ao controle da mosca da carambola (Bactrocera carambolae Drew & Hancoock), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A mosca da carambola possui uma diversidade de hospedeiros, dentre os quais encontram-se as plantas de acerola, pitanga, laranja doce e tomate.
II. A normatização sobre a defesa fitossanitária dessa praga se encontra na Portaria 21/1999 do MAPA e tal portaria considera, como pano de fundo, a infestação dessa mosca em áreas indenes do estado do Amapá, a época.
III. Segundo a Portaria 21/1999 do MAPA, o procedimento para destruição de lotes de frutos somente deve ser executado quando da detecção da mosca da carambola.
Alternativas
Q1160356 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A citricultura é uma das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Embora a maior produção de citrícolas se concentre nas regiões sudeste e sul, pode-se dizer que sua produção é cosmopolita e abrange todas as regiões brasileiras. Considerando o risco de haver a contaminação de pomares indenes ou mesmo a infestação de pragas entre as regiões produtoras no Brasil, o MAPA editou, em 2003, a Instrução Normativa n° 16. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1160359 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) representa um grande avanço na fiscalização e defesa sanitária dos produtos de origem animal e vegetal, seus produtos derivados e resíduos com potencial de uso em outras cadeias produtivas, pois insere tal fiscalização dentro de um sistema integrado, com instâncias caracterizadas e com ações bem definidas quanto ao controle e à erradicação de pragas e doenças. Sobre esse assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Em relação às doenças, a prioridade é a erradicação. Todavia, na impossibilidade desse evento, devem ser adotados os programas de prevenção, controle e vigilância sanitária e fitossanitária visando à contenção da doença ou praga para o reconhecimento da condição de área de baixa prevalência ou para o estabelecimento de sistema de mitigação de risco.

II. Uma das estratégias ligadas ao controle e mitigação de riscos de pragas que incidem sobre a produção vegetal é o controle de trânsito somente dos produtos vegetais principais, dispensando-se o controle no trânsito de insumos e outros materiais orgânicos relacionados à produção vegetal.

III. Embora seja elemento importante na defesa fitossanitária, não há a regulamentação quanto à importação de materiais vegetais para fins de pesquisa no âmbito do SUASA, o que é uma de suas principais falhas.
Alternativas
Q1160360 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em sua atividade como agente de defesa sanitária, o Engenheiro Agrônomo deve ter conhecimentos aprimorados sobre as pragas das principais culturas conduzidas em seu estado de atuação, bem como deve conhecer o status dessas pragas frente ao MAPA, elaborador máximo das diretrizes de defesa agropecuária. Sobre esse assunto e considerando a realidade pertinente à Instrução Normativa n° 21/2018 MAPA, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1160365 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A quarentena é uma prática de defesa sanitária que visa monitorar produtos vegetais para prevenir a entrada de doenças e pragas que possam afetar as áreas de produção de alimentos e matérias-primas vegetais no Brasil. Sobre esse assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. As estações quarentenárias são compreendidas como espaços destinados a receber vegetais importados, organismos de controle biológico ou outros artigos regulamentados que são internalizados no país. Dada a importância de se monitorar tais materiais, as estações quarentenárias devem ser mantidas exclusivamente pelo poder público.

II. As pragas quarentenárias possuem a característica de ter importância econômica potencial para uma área em perigo e são classificadas como ausentes, quando não estão presentes no território nacional, e presentes, quando estão no território nacional, mas não estão amplamente distribuídas, estando sob controle oficial.

III. A denominação “pragas” remete somente a insetos, de modo que o MAPA, por meio da Instrução Normativa n° 41/2008, disponibiliza os nomes específicos dessas pragas e sua classificação em famílias (hymenopteras, lepidópteras, hemípteras, etc.).
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: D
5: E