Questões de Concurso Público SES-PE 2018 para Analista em Saúde - Médico Veterinário

Foram encontradas 8 questões

Q1082198 Veterinária
Indivíduo masculino de 35 anos procura auxílio em posto de saúde relatando que sente fraqueza e sofre de uma paralisia flácida simétrica. O homem cita, ainda, que, após a paralisia surgir de forma aguda, ela vem durando alguns dias. No posto de saúde, identificaram que esse mesmo homem foi atendido no local há 3 semanas com sintomas gastrointestinais causados por intoxicação alimentar. Na ocasião do atendimento, o agente causador não foi identificado. Após novos exames laboratoriais, concluiu-se que o indivíduo foi acometido e é portador de uma bactéria microaerófila, incapaz de se multiplicar em temperaturas de refrigeração e considerada a causa mais comum de paralisia flácida no mundo. Assinale a alternativa correta para o microrganismo que se encaixa no caso descrito.
Alternativas
Q1082203 Veterinária
São características do agente etiológico da dengue:
Alternativas
Q1082204 Veterinária
Um indivíduo com manifestações de insuficiência hepática e renal (apresentação bifásica), período inicial prodrômico (infecção) e um toxêmico surgido após uma aparente remissão, acabou evoluindo para óbito em aproximadamente uma semana. Após estudo, foi possível obter um histórico do paciente e identificou-se um período de incubação de 4 dias e viremia de 7 dias, 3 dias após o início da doença. No exame histopatológico do fígado, foram observadas lesões sugestivas com necrose médio-lobular ou médio-zonal e a presença de corpúsculos acidófilos de Coulcilman. Assinale a alternativa que apresenta a doença do caso clínico descrito.
Alternativas
Q1082205 Veterinária
Em atendimento no posto de saúde municipal, os profissionais de saúde receberam um indivíduo de um local associado a baixos níveis socioeconômicos, área com precárias condições de saneamento, higiene pessoal e ambiental. Durante o atendimento, através do relato do paciente e exames realizados, foram identificadas as seguintes manifestações clínicas: febre alta, cefaleia, mal-estar geral, dor abdominal, anorexia, dissociação pulso/temperatura, constipação e diarreia, tosse seca, manchas rosadas no tronco e hepatoesplenomegalia. Como procedimento para concluir o diagnóstico, utilizou-se coleta de fezes do paciente para análise laboratorial com um meio de cultivo seletivo e diferencial conhecido por ágar sulfito de bismuto, onde foi isolado o agente etiológico da enfermidade que acometeu o paciente. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta o agente etiológico do caso clínico descrito, isolado no meio de cultivo citado.
Alternativas
Q1082206 Veterinária
Na emergência de um hospital, uma jovem de 22 anos foi atendida apresentando: infecção invasiva de amplo espectro clínico (vômito, letargia, irritabilidade, recusa alimentar, cefaleia e dificuldade respiratória), febre transitória, convulsões, fotofobia, dor na perna e rigidez na nuca. A morte da paciente ocorreu poucas horas após a chegada ao local. O quadro se instalou em algumas horas associado à presença de lesões cutâneas petequiais bastante características. Após coleta de material e envio para análise laboratorial, foi possível identificar apenas a família do agente etiológico, indicada no laudo como “Neisseriaceae”. Considerando as informações do enunciado, assinale a alternativa que corresponde à doença do caso clínico descrito.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: B
5: E