Questões de Concurso Público MPE-MG 2023 para Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Análise de Negócio

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Q2079156 Engenharia de Software
A engenharia de requisitos pode incluir quatro atividades de alto nível, que visam avaliar se o sistema é útil para a empresa, descobrindo requisitos, convertendo-os em alguma forma- -padrão, e verificar se os requisitos realmente definem o sistema que o cliente quer. Sobre requisitos, analise as afirmativas a seguir.
I. Etnografia: técnica de observação que pode ser usada para compreender os processos operacionais e ajudar a extrair os requisitos de apoio para tais processos.
II. Gerenciamento de requisitos: processo de reunir informações sobre o sistema requerido e os sistemas existentes e separar as informações, os requisitos de usuário e de sistema.
III. Elicitação de requisitos: processo pelo qual verifica se os requisitos definem o sistema que o cliente realmente quer.
IV. Entrevistas formais ou informais com os stakeholders do sistema: parte da maioria dos processos de engenharia de requisitos.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2079157 Engenharia de Software
Em relação à engenharia de software, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2079158 Engenharia de Software
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário; sendo apenas o necessário para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto está relacionado, principalmente, com a definição e o controle do que está e do que não está incluso no projeto. Sobre os processos do gerenciamento do escopo do projeto, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2079159 Engenharia de Software
Manifesto para o desenvolvimento ágil de software defende “indivíduos e interações acima de processos e ferramentas, software operacional acima de documentação completa, colaboração dos clientes acima de negociação contratual e respostas a mudanças acima de seguir um plano”. (Pressman e Maxim, 2021. P. 37.)
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Os princípios do Scrum são empregados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades metodológicas: planejar; codificar; construir; testar; e, distribuir.
II. A Extreme Programming (programação extrema) envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento; projeto; codificação; e, testes.
III. O projeto XP segue rigorosamente o princípio KISS (keep it simple, stupid!).
IV. As reuniões de equipe para o Kanban são semelhantes àquelas realizadas na metodologia XP.
V. O DevOps combina desenvolvimento (development) e operações (operations) e seu fluxo de trabalho envolve diversas etapas que formam ciclos contínuos até que o produto desejado exista de fato.
Está correto o que se afirma apenas em  
Alternativas
Q2079160 Engenharia de Software
Considere realizar um levantamento de requisitos para um importante e novo sistema de informação. Foi questionado ao usuário-chave sobre os atributos da interface gráfica, que respondeu: “O que eu realmente gostaria é de um sistema que leia minha mente. Ele saberia o que quero fazer antes mesmo de eu ter de fazê-lo; isso me facilitaria tremendamente a vida. Isso é tudo, apenas isso”. Ao analisar tal resposta, verificou que não havia nada de inadequado com a solicitação, pois se tratava de um sistema que reagisse às suas necessidades e o ajudasse a concretizar suas tarefas. Trata-se de querer controlar o computador, e não que o computador o controle. Considerando que deixar o usuário no comando; reduzir a sua carga de memória; bem como tornar a interface consistente (regras de ouro) formam a base para um conjunto de princípios para o projeto de interfaces do usuário, analise as afirmativas a seguir.
I. Possibilitar que a interação de usuário possa ser interrompida e desfeita, ou seja, o usuário deve ser capaz de interromper a sequência de trabalho para fazer alguma outra coisa (sem perder o trabalho que já havia feito).
II. Aumentar a complexidade da interação à medida que os níveis de competência avançam e permitir que a interação possa ser personalizada. O usuário cria níveis de competência que permitem trabalhar com interações mais complexas.
III. Se modelos interativos anteriores criarem expectativa nos usuários, não será necessário fazer alterações a menos que haja uma forte razão para isso. Uma vez que determinada sequência interativa tenha se tornado um padrão de fato (como o uso de alt-S para salvar um arquivo), o usuário pressupõe que poderá ocorrer em qualquer aplicação que vá utilizar. Uma mudança poderá causar confusão.
IV. O layout visual da interface deverá se basear na metáfora do mundo real, pois permite ao usuário se apoiar em indicações visuais bem compreensíveis, em vez de memorizar uma sequência de interações misteriosa.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: C