Questões de Concurso Público MPE-MG 2023 para Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Análise de Negócio
Foram encontradas 2 questões
Ano: 2023
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
MPE-MG
Prova:
Instituto Consulplan - 2023 - MPE-MG - Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Análise de Negócio |
Q2079156
Engenharia de Software
A engenharia de requisitos pode incluir quatro atividades de
alto nível, que visam avaliar se o sistema é útil para a empresa,
descobrindo requisitos, convertendo-os em alguma forma-
-padrão, e verificar se os requisitos realmente definem o sistema que o cliente quer. Sobre requisitos, analise as afirmativas a seguir.
I. Etnografia: técnica de observação que pode ser usada para compreender os processos operacionais e ajudar a extrair os requisitos de apoio para tais processos.
II. Gerenciamento de requisitos: processo de reunir informações sobre o sistema requerido e os sistemas existentes e separar as informações, os requisitos de usuário e de sistema.
III. Elicitação de requisitos: processo pelo qual verifica se os requisitos definem o sistema que o cliente realmente quer.
IV. Entrevistas formais ou informais com os stakeholders do sistema: parte da maioria dos processos de engenharia de requisitos.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Etnografia: técnica de observação que pode ser usada para compreender os processos operacionais e ajudar a extrair os requisitos de apoio para tais processos.
II. Gerenciamento de requisitos: processo de reunir informações sobre o sistema requerido e os sistemas existentes e separar as informações, os requisitos de usuário e de sistema.
III. Elicitação de requisitos: processo pelo qual verifica se os requisitos definem o sistema que o cliente realmente quer.
IV. Entrevistas formais ou informais com os stakeholders do sistema: parte da maioria dos processos de engenharia de requisitos.
Está correto o que se afirma apenas em
Ano: 2023
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
MPE-MG
Prova:
Instituto Consulplan - 2023 - MPE-MG - Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Análise de Negócio |
Q2079160
Engenharia de Software
Considere realizar um levantamento de requisitos para um importante e novo sistema de informação. Foi questionado ao
usuário-chave sobre os atributos da interface gráfica, que respondeu: “O que eu realmente gostaria é de um sistema que leia
minha mente. Ele saberia o que quero fazer antes mesmo de eu
ter de fazê-lo; isso me facilitaria tremendamente a vida. Isso é
tudo, apenas isso”. Ao analisar tal resposta, verificou que não
havia nada de inadequado com a solicitação, pois se tratava de
um sistema que reagisse às suas necessidades e o ajudasse a
concretizar suas tarefas. Trata-se de querer controlar o computador, e não que o computador o controle. Considerando
que deixar o usuário no comando; reduzir a sua carga de memória; bem como tornar a interface consistente (regras de ouro)
formam a base para um conjunto de princípios para o projeto
de interfaces do usuário, analise as afirmativas a seguir.
I. Possibilitar que a interação de usuário possa ser interrompida e desfeita, ou seja, o usuário deve ser capaz de interromper a sequência de trabalho para fazer alguma outra coisa (sem perder o trabalho que já havia feito).
II. Aumentar a complexidade da interação à medida que os níveis de competência avançam e permitir que a interação possa ser personalizada. O usuário cria níveis de competência que permitem trabalhar com interações mais complexas.
III. Se modelos interativos anteriores criarem expectativa nos usuários, não será necessário fazer alterações a menos que haja uma forte razão para isso. Uma vez que determinada sequência interativa tenha se tornado um padrão de fato (como o uso de alt-S para salvar um arquivo), o usuário pressupõe que poderá ocorrer em qualquer aplicação que vá utilizar. Uma mudança poderá causar confusão.
IV. O layout visual da interface deverá se basear na metáfora do mundo real, pois permite ao usuário se apoiar em indicações visuais bem compreensíveis, em vez de memorizar uma sequência de interações misteriosa.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Possibilitar que a interação de usuário possa ser interrompida e desfeita, ou seja, o usuário deve ser capaz de interromper a sequência de trabalho para fazer alguma outra coisa (sem perder o trabalho que já havia feito).
II. Aumentar a complexidade da interação à medida que os níveis de competência avançam e permitir que a interação possa ser personalizada. O usuário cria níveis de competência que permitem trabalhar com interações mais complexas.
III. Se modelos interativos anteriores criarem expectativa nos usuários, não será necessário fazer alterações a menos que haja uma forte razão para isso. Uma vez que determinada sequência interativa tenha se tornado um padrão de fato (como o uso de alt-S para salvar um arquivo), o usuário pressupõe que poderá ocorrer em qualquer aplicação que vá utilizar. Uma mudança poderá causar confusão.
IV. O layout visual da interface deverá se basear na metáfora do mundo real, pois permite ao usuário se apoiar em indicações visuais bem compreensíveis, em vez de memorizar uma sequência de interações misteriosa.
Está correto o que se afirma apenas em