Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarapari - ES 2023 para Profissional em Medicina (PeM) – Médico Infectologista

Foram encontradas 10 questões

Q2306478 Medicina
A sífilis congênita é o resultado da transmissão do Treponema pallidum através da corrente sanguínea da gestante infectada, para o concepto, por via transplacentária, ou, raramente, pelo contato direto com a lesão durante o parto. Em grande parte dos casos, isso ocorre devido a não testagem para a sífilis durante o acompanhamento pré-natal ou à utilização de um tratamento não adequado para a doença antes ou durante a gravidez. De acordo com as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento adequado para sífilis durante a gestação é aquele que foi realizado de forma completa para o estágio clínico de sífilis, com benzilpenicilina benzatina, iniciado até quinze dias antes do parto.
II. A resposta imunológica adequada da mãe é aquela na qual ocorreu a documentação de queda da titulação do teste não treponêmico em pelo menos duas diluições em até três meses, ou de quatro diluições em até seis meses após a conclusão do tratamento.
III. As crianças nascidas de mãe com cicatriz sorológica para sífilis antes da gestação devem realizar teste não treponêmico na maternidade.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2306479 Medicina
A rifampicina é o principal medicamento para o tratamento da tuberculose, possuindo ação bactericida e esterilizante, sendo essencial para a cura no esquema-padrão de tratamento. Quando identificada a resistência a tal fármaco, os esquemas de tratamento são menos efetivos e mais longos. De acordo com as recomendações do Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, o esquema preferencial para os casos de resistência à rifampicina diagnosticados nos primeiros trinta dias de tratamento com o esquema básico é:
Alternativas
Q2306480 Medicina
A polirresistência à tuberculose (TB) é a resistência a dois ou mais fármacos antituberculose, exceto à associação rifampicina e isoniazida. De acordo com as orientações do Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, sobre os pacientes diagnosticados com a polirresistência, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2306481 Medicina
Paciente, sexo feminino, 19 anos, proveniente de Tocantins, sem comorbidades, gestante com dez semanas de idade gestacional. Após extensa investigação por quadro de febre e prostração foi diagnosticada com malária grave, causada por Plasmodium falciparum. Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, o tratamento de escolha para esta paciente deve ser realizado com:
Alternativas
Q2306482 Medicina
Paciente, sexo feminino, 59 anos, hipertenso, tabagista, apresenta quadro de dores musculares, emagrecimento, mal-estar geral, associado a múltiplas lesões papulares (> 100) de aparência acneiforme acometendo face, tronco e membros inferiores. Algumas lesões já se encontram ulceradas, com fundo granuloso e bordas elevadas. Após investigação diagnóstica, confirmou-se a hipótese diagnóstica de Leishmaniose cutânea disseminada, por Leishmania amazonensis. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o tratamento de primeira escolha para tal caso é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: D
5: B