Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarapari - ES 2023 para Profissional Especialista em Saúde A (PES-A) – Fonoaudiólogo

Foi encontrada 1 questão

Q2304135 Fonoaudiologia
A integridade anatômica e funcional do sistema auditivo é fator crítico para a aquisição de linguagem, uma vez que linguagem e audição se interrelacionam. É fundamental a detecção precoce de qualquer tipo e grau de perda auditiva, bem como seu topodiagnóstico, possibilitando a intervenção imediata, minimizando o impacto negativo na linguagem. A Triagem Auditiva Neonatal Universal, por meio do teste das emissões otoacústicas evocadas, é um rastreamento auditivo que se baseia na energia acústica produzida na orelha interna que pode ser captada no conduto auditivo externo, sendo que a resposta desaparece quando existir qualquer anomalia funcional na orelha interna. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.

I. As emissões otoacústicas podem ser espontâneas ou evocadas. As espontâneas são sons naturais emitidos pela cóclea na ausência de estímulo acústico e estão presentes em 50% dos indivíduos com audição normal. As evocadas são respostas cocleares geradas de acordo com o estímulo apresentado, sendo classificadas como transientes, estímulo-frequência e produto de distorção. Estão presentes em indivíduos que apresentam um funcionamento normal da cóclea e sua presença representa que a orelha média e a cóclea estão respondendo adequadamente ao estímulo.
II. A contração lenta é a base do mecanismo ativo induzido pelos deslocamentos dos estereocílios, sendo o suporte das emissões otoacústicas. A contração rápida controla a tonicidade das células ciliadas externas e regula as propriedades mecânicas da membrana basilar. O sistema aferente medial e as células ciliadas internas provocam o mecanismo das contrações rápidas e atenuam a contração lenta, ou seja, o amplificador coclear funciona como um amortecedor do amplificador, reduzindo, dessa forma, as emissões otoacústicas.
III. As emissões otoacústicas são um método objetivo, rápido e não invasivo, utilizado para monitorar a função coclear e apresenta maior sensibilidade para detectar lesão das células ciliadas internas. As EOA apresentam um diferencial no diagnóstico por se tratar de um teste prático que avalia a função coclear de forma segura, sendo sensível aos estágios iniciais de alterações na função coclear e, para qualquer diagnóstico precoce, é importante destacar que as emissões são registradas com limiar normal ou perda auditiva inferior a 40 dB.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: B