Questões de Concurso Público Prefeitura de Jequié - BA 2023 para Psicólogo

Foram encontradas 3 questões

Q2251565 Pedagogia
O Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) – Educação Infantil e Ensino Fundamental considera as diversas identidades que caracterizam a Bahia, atribuindo às escolas o desenvolvimento de competências voltadas à contextualização, ao aprofundamento e à construção das pluralidades e singularidades dos seus territórios. Em relação ao DCRB, analise as afirmativas a seguir. 
I. Apresenta orientações que respeitam a autonomia das escolas como representantes de seu território, promovendo generalizações ou caracterização pormenorizada que favorecem a inclusão de especificidades identitárias. II. Reconhece a apreensão de “território” como conceito híbrido e unidimensional. Para definir os fenômenos de utilização humana de espaços e lugares ou a dinâmica da interação social, ambiental, política, econômica e cultural mediada pelo espaço, deve-se ter claro que definir territórios a partir das identidades que lhe são emergentes é uma opção política. III. Compreende território no contexto das questões do poder, do apropriar-se do seu engendramento ou subordinar-se a ele; a conceituação mais atual esforça-se por reconhecer a suposição de territorialidades em um mesmo território e a mobilidade de suas linhas definidoras. IV. A dimensão da autonomia aparece como categoria imprescindível ao desenvolvimento. Autonomia como expressão política de uma população ou território capaz de participar e atuar nas definições dos rumos a serem tomados para o seu futuro e os rumos do desenvolvimento.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2251566 Pedagogia
O Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) – Ensino Fundamental é um marco da política curricular do Estado da Bahia que pretende assegurar os princípios educacionais e os direitos de aprendizagem de todos os estudantes do território estadual. Trata-se de um documento aberto, não prescritivo, que aspira incorporar inovações e atualizações pedagógicas advindas dos marcos legais, do arcabouço teórico-metodológico do currículo, no processo de implementação, considerando, também, aspectos identificados pelos segmentos da comunidade escolar. Este documento reafirma a configuração singular e plural do Estado da Bahia e aceita trabalhar com os seus desafios socioeducacionais, face à complexa realidade socioeconômica, geopolítica, cultural e às demandas dos espaços escolares advindas destes. Neste contexto, sobre o currículo, analise as afirmativas a seguir. 
I. É importante que as escolas e suas comunidades reflitam sobre a compreensão do currículo como uma tradição inventada, como um artefato socioeducacional, que se configura nas ações de conceber-selecionar-produzir, organizar, institucionalizar, implementar-dinamizar saberes e atividades, visando mediar processos formativos. Formação que se implica e se configura pela construção de qualificações constituídas na relação com os saberes eleitos como formativos. II. Enquanto uma construção socioeducacional é articulada com outros processos e procedimentos pedagógico-educacionais, o currículo atualiza-se de forma ideológica e, nesse sentido, veicula uma formação ética, política, estética e cultural, sempre explícita (âmbito do currículo oculto), sempre coerente (âmbito dos dilemas, das contradições, das ambivalências, dos paradoxos), sempre absoluto, sempre sólido (âmbito das brechas inovadoras e das criações cotidianas). III. Configura-se como um produto das relações e das dinâmicas interativas com o saber, vivendo e instituindo poderes.Nesse movimento, cultiva perspectivas éticas e políticas ao realizar opções pedagógicas e optar por determinados valores, os quais se revelam no cerne das construções e orientações das escolas e devem estar assumidos como fundamento de suas ações. IV. Estruturado pelos campos de competências na Educação Infantil e por experiências no Ensino Fundamental, o Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Infantil e Ensino Fundamental prevê, também, em sua constituição, abertura e flexibilidade para que as escolas e seus educadores possam conjugar outras experiências curriculares, pertinentes e relevantes, tendo como critério para a escolha pedagógica desta conjugação modelos curriculares pautados em pedagogias humanistas e de possibilidades emancipacionistas.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2251569 Pedagogia
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Mesmo depois que o Brasil elaborou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes continuam valendo porque os documentos são complementares. São documentos que fornecem orientações para a organização e o desenvolvimento dos currículos nas instituições de ensino no Brasil. Podemos afirmar que o seu principal objetivo consiste em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D