Questões de Concurso Público Prefeitura de Santana da Vargem - MG 2023 para Engenheiro Civil II

Foram encontradas 7 questões

Q2434091 Engenharia Civil

Seja uma viga em concreto armado C40, de seção transversal 12 x 50 cm2, rotulada no lado A e engastada no lado B, com 6,0 metros de comprimento total, contendo um balanço de 1,0 m. Se a viga suporta além de seu peso próprio (PP) uma carga uniformemente distribuída de 450 kgf/m entre os apoios e não suporta carga no balanço além do PP, determine o momento máximo positivo e o momento máximo negativo necessários para o dimensionamento da armadura da viga, considerando o peso específico do concreto de 25 kN/m3.

Alternativas
Q2434093 Engenharia Civil

Muro de arrimo é uma estrutura volumétrica destinada a estabilizar encostas junto às edificações nas áreas urbanas, pontes, estradas ou ruas. No dimensionamento de um muro de arrimo consideram-se pela Teoria de Rankine ou Teoria de Coulomb dois tipos de efeitos na determinação do empuxo de terra, que deve ser entendido como a ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato. Assim, podemos falar de Estado Ativo, que é a pressão lateral exercida pelo solo no muro, consequência de uma distensão horizontal do maciço e de Estado Passivo, que é a pressão lateral exercida pelo muro no solo, ocasionando uma compressão no maciço. Para execução de uma estrutura de contenção de um talude de solo arenoso previu-se a construção de um muro de concreto armado com 8,0 m de altura, sendo a superfície do terreno horizontal e o nível do lençol freático fica abaixo da base do muro. Considerando o peso específico do solo arenoso de 20 kN/m3, o ângulo de atrito de 30° (Sen 30° = 0,50) e o coeficiente do empuxo ativo (ka = 0,32), o empuxo ativo total é:

Alternativas
Q2434094 Engenharia Civil

Os sistemas de drenagens contribuem de forma significativa para a estabilização de taludes, visto que a água é um dos elementos de principal causa de instabilidade nestas estruturas. Assim, o dimensionamento hidráulico dos principais dispositivos de drenagem dependem da estimativa da vazão de contribuição, características geométricas, precipitação local, condições superficiais e outras. Considerando que os elementos de drenagem em taludes podem ser divididos em drenagem superficial e profunda, analise as afirmativas a seguir.


I. Os drenos sub-horizontais são também denominados Drenos Horizontais Profundos (DHP); são elementos de pequeno diâmetro e executados em grande quantidade, que têm como propósito reduzir a água infiltrada no maciço, a fim de aumentar a vazão de percolação e efeitos oriundos do desenvolvimento de pressão positiva.

II. As escadas d’água são elementos construídos em forma de degraus com a função de coletar e conduzir as águas oriundas das canaletas, com o objetivo de reduzir a velocidade de escoamento.

III. As canaletas longitudinais de berma são elementos constituídos no sentido longitudinal da berma dos taludes, com a finalidade de dissipar a energia hidráulica das águas coletadas, reduzindo, assim, a suscetibilidade de processo erosivo no pé do talude.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2434095 Engenharia Civil

Uma laje em concreto armado (figura a seguir) será construída utilizando um traço de 1:2:2 em massa seca de cimento, areia e brita. Sabe-se que a areia disponível apresenta massa unitária seca de 1.280 kg/m3; porém, foi disponibilizada no canteiro com inchamento médio de 25%:


Imagem associada para resolução da questão


Fig. Medida em cm.


Ao ser identificado um consumo de cimento de 400 kg/m3, o volume de areia úmida necessário para a concretagem da laje é de, aproximadamente:

Alternativas
Q2434096 Engenharia Civil

O foco da manutenção preditiva é fazer um acompanhamento periódico das estruturas por meio de análises técnicas e do monitoramento, o que é fundamental para a conservação da vida útil dos componentes. A manutenção preditiva possibilita otimizar a troca ou a reforma de componentes e estender o intervalo de manutenção, pois permite prever quando os elementos estarão próximos do seu limite de vida. Algumas técnicas incluem análise de vibração, ultrassom, inspeção visual e outros procedimentos que evitam o desmonte desnecessário da estrutura. A manutenção preditiva é muito comum na engenharia aeronáutica e mecânica. Seu uso como prática de gerenciamento de Obras de Artes Especiais (OAE) ainda é muito restrito no Brasil, que não tem essa cultura, visto que a relação custo-benefício das inspeções na maioria das vezes é relativamente alta. No entanto, o progresso industrial e o crescimento das cidades resultaram em um aumento da poluição urbana, aumentando, assim, a exposição das OAEs a ambientes desfavoráveis. A comunidade brasileira de construção, mediante tais problemas, tem se atentado para a necessidade do projeto para a durabilidade de seu maior controle e execução de novas OAEs e, sobretudo, da necessidade do constante monitoramento alinhado com a manutenção das construções existentes. Em relação à manutenção de OAE, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: B
5: A