Questões de Concurso Público Prefeitura de Santana da Vargem - MG 2023 para Nutricionista I

Foram encontradas 10 questões

Q2434071 Nutrição

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a hipolactasia do “tipo adulto” ocorre na maioria da população mundial adulta, com incidência variável dependendo da localização e raça. No Brasil, estima-se que 40% das pessoas apresentam hipolactasia do “tipo adulto”, que se inicia após os três anos de idade, sendo uma doença de natureza genética e que ocorre em pessoas com predisposição. A partir do conhecimento do processo de digestão dos macronutrientes e, considerando que, Joana, mulher adulta, portadora da intolerância à lactose, ingeriu no café da manhã 300 ml de leite integral comum. Sobre o processo de digestão deste alimento, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2434072 Nutrição

O homem, nos primórdios de sua existência, adquiriu noção da influência dos mecanismos de conservação de alimentos sem entender; porém, os seus mecanismos de ação. O século XX é marcado pela industrialização em massa que somente foi possível pela adoção de métodos de preservação e conservação por ela instituídos. Estes métodos modernos, desde os mais simples até os mais elaborados, proporcionaram maior variedade de produtos de alta qualidade. A conservação de alimentos envolve três características: físicas; químicas; e, biológicas. Sobre os métodos de congelamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) As enzimas presentes nos alimentos continuam atuando durante o armazenamento congelado; quanto menor a temperatura de armazenamento, menor será a atividade enzimática.

( ) Com o congelamento, as toxinas são destruídas; entretanto, os micro-organismos não são destruídos e os esporos são resistentes.

( ) Quanto mais baixa a temperatura de armazenamento congelado, menor será a vida útil do produto alimentício.

( ) Deve-se considerar a boa qualidade inicial do alimento, pois o frio não restitui uma qualidade perdida.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2434073 Nutrição

Os indicadores bioquímicos fornecem medidas objetivas das alterações do estado nutricional, tendo como vantagens principais: a confirmação das deficiências nutricionais; a identificação precoce de problemas nutricionais antes que qualquer sinal e/ou sintoma clínico nutricional de deficiência e/ou excesso de nutrientes seja percebido pelo indivíduo ou nutricionista; e, o monitoramento do indivíduo em tratamento. A avaliação bioquímica do estado nutricional é, geralmente, realizada por meio de indicadores hematológicos, proteicos viscerais; de indicadores proteicos somáticos; do colesterol sérico; e, do balanço nitrogenado. Além destes, estão disponíveis as proteínas da fase aguda, os testes de avaliação de competência imunológica; e, a avaliação laboratorial de micronutrientes. Sobre o teste laboratorial de ferritina, analise as afirmativas a seguir.


I. É utilizado para diferenciar e classificar as anemias, juntamente com a hemoglobina; o ferro sérico; a capacidade total de ligação; e, a transferrina.

II. A ferritina é uma glicoproteína ferruginosa existente em elevada concentração em muitos tecidos, principalmente no baço e fígado, representando boa parte do ferro armazenado no organismo humano.

III. É considerada como o parâmetro mais sensível nas situações de depleção de ferro, pois sua redução plasmática ocorre apenas na presença de deficiência verdadeira de ferro. Entretanto, não é uma proteína específica para o diagnóstico da anemia ferropriva, pois se apresenta elevada nas doenças inflamatórias causadas por aumento da síntese hepática e nas doenças com elevada disponibilidade do ferro.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2434074 Nutrição

A mucosa gástrica e duodenal normal é protegida das ações digestivas do ácido e da pepsina pela secreção de muco, pela produção de bicarbonato, pela remoção do excesso de ácido pelo fluxo sanguíneo normal e pela renovação rápida e reparo das lesões das células epiteliais. Úlcera péptica é uma úlcera que ocorre em decorrência da falha destes mecanismos normais de defesa e reparo. Sobre o cuidado nutricional para pacientes com esta patologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Consumo de leite moderado, por apresentar pH básico, o que causa um alívio em momentos de dor.

( ) Baixo consumo de proteínas, visto que tal nutriente estimula a secreção de ácido agravando o quadro.

( ) Os hidratos de carbono devem ser ajustados às necessidades do paciente, sem concentração de dissacarídeos e lipídeos sem concentração de gorduras saturadas. A sequência está correta em

Alternativas
Q2434075 Nutrição

O conjunto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) é considerado um dos mais importantes problemas de saúde pública da atualidade e responde por, aproximadamente, 71% da mortalidade mundial. No Brasil, em 2016, as DCNTs foram associadas a 74% do total de mortes, com destaque para Doenças Cardiovasculares (DCVs). Analise a seguir os resultados da avaliação bioquímica de quatro pacientes com histórico familiar de DCNT atendidos pela nutricionista de determinada Unidade Básica de Saúde. Para a realização dos exames bioquímicos, tais pacientes se encontraram em jejum.






Paciente

Idade

HDL

(mg/dL)

LDL

(mg/dL)

Colesterol

(mg/dL)

Triacilgliceróis

(mg/dL)


Antônia

48

52

148

24

160

José

56

36

14

190

230

João

50

48

198

23

138

Cláudia

52

44

130

881

155


Considerando as classificações e os valores referenciais da Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (SBC, 2017), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: C
5: A