Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Arquitetura e Urbanismo

Foram encontradas 8 questões

Q2078735 Arquitetura
Com base na Cartilha de Ambiência, existem componentes que atuam como modificadores e qualificadores do espaço. NÃO pertence ao grupo destes elementos:
Alternativas
Q2078738 Arquitetura
“Uso público de área localizada no pavimento térreo que não pode ser fechada com edificações, instalações, ou equipamentos. Tem como objetivos estimular e melhorar a oferta de áreas qualificadas para o uso público com que privilegiem o pedestre e promovam o desenvolvimento de atividades com valor social, cultural e econômico.” As informações se referem a:
Alternativas
Q2078741 Arquitetura
Aos estados caberá disciplinar a aprovação pelos municípios de loteamentos e desmembramentos nas seguintes condições:
I. Localizados em áreas de interesse especial, tais como as de proteção aos mananciais ou ao patrimônio cultural, histórico, paisagístico e arqueológico, assim definidas por legislação estadual ou federal.
II. Abranger área superior a 1.500.000 m².
III. Localizados ao longo das águas correntes e dormentes, com obrigatoriedade de reserva de uma faixa não edificável para cada trecho de margem, indicada em diagnóstico socioambiental elaborado pelo município.
IV. Localizados em área limítrofe do município, ou que pertença a mais de um município, nas regiões metropolitanas, ou em aglomerações urbanas, definidas em lei estadual ou federal.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2078746 Arquitetura
O macrozoneamento metropolitano é um instrumento referencial espacial para uso e ocupação dos espaços metropolitanos e implantação de planos, obras e atividades, em atendimento às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) visando à estruturação da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), em consonância com os aspectos do meio físico, político, social, cultural e econômico. Relacione adequadamente cada macrozona com suas respectivas diretrizes.
1. Macrozona de Qualidade Ambiental e Urbana. 2. Macrozona de Dinamização Urbana. 3. Macrozona de Mobilidade Urbana.
( ) Criação de um sistema integrado de operações metropolitanas.
( ) Compatibilização da expansão, do adensamento urbano e da ocupação do solo com a preservação de áreas de relevância ambiental legalmente protegidas e com a valorização da paisagem natural.
( ) Incentivo à consolidação de uma rede hierarquizada de centralidades urbanas baseadas na complementariedade.
( ) Adoção de instrumentos urbanísticos que colaborem para a construção de uma RMGV mais equilibrada e diversificada do ponto de vista econômico.
( ) Orientação aos documentos de planejamento municipal no que se refere à proteção das faixas de domínio e à operação deste conjunto de vias.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2078747 Arquitetura
Um estudo realizado em 2018 constatou que os municípios que formam a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) abrigam quase a metade da população total do Espírito Santo,sendo responsáveis, também, por produzirem mais da metade da riqueza estadual, o que reforça a importância das análises das características desses municípios, de forma a auxiliar estudos e políticas desenvolvidos nas áreas urbanas e rurais, como pode ser observado nas tabelas a seguir: 

Imagem associada para resolução da questão



No que se refere ao uso do solo, considerando os dados tabelados, analise as afirmativas a seguir.
I. Todos os municípios possuem um perímetro urbano maior do que sua área efetivamente urbanizada.
II. O município polo da região é Vitória que, embora possua a menor extensão territorial, é o mais adensado.
III. Seguidos da capital, os municípios mais adensados são, respectivamente: Vila Velha, Serra e Guarapari.
IV. O município de Guarapari é o que apresenta a maior diferença entre a área urbana e a área de expansão.
V. Apesar de possuir a maior área, Serra é o município com a menor taxa de urbanização.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: D
5: C