Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Ciências Sociais

Foram encontradas 2 questões

Q2083825 Sociologia
Embora fatores como meio ambiente físico, população, tecnologia e desigualdade social sirvam como fontes de mudança, é o esforço coletivo das pessoas, organizado em movimentos sociais, que leva, definitivamente, a transformações. Os sociólogos utilizam a expressão movimento social para se referir às atividades coletivas organizadas para efetuar ou enfrentar as mudanças básicas em um grupo ou uma sociedade existente. (BENFORD, 1992.)
Como e por que surgem os movimentos sociais? Obviamente, as pessoas, muitas vezes, estão descontentes com a maneira como as coisas estão. Mas o que as fazem se organizarem em determinado momento em um esforço coletivo de provocar mudanças? Considerando que na busca de compreender esse fenômeno, os sociólogos desenvolveram diversas teorias, relacione adequadamente os princípios às suas respectivas características. 
1. Abordagem da privação relativa. 2. Abordagem da mobilização de recursos. 3. Teoria do novo movimento social.
( ) Os movimentos sociais surgem quando as pessoas estão motivadas por questões de valor e identidade social.
( ) Os movimentos sociais têm grande probabilidade de surgir quando as expectativas crescentes são frustradas.
( ) O êxito dos movimentos sociais depende de quais recursos estão disponíveis e de quão eficazmente são utilizados.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2083827 Sociologia
Os chamados Novos Movimentos Sociais (NMS), ou movimentos sociais contemporâneos, surgiram através de uma série de lutas por reconhecimento e direitos civis. Por isso, eles tratam mais de assuntos voltados a questões éticas e de valores humanos, muito discutidos na sociedade e nas grandes mídias. Considerando as características dos NMS, analise as afirmativas a seguir.
I. Apresentam nítido contraste com os movimentos da classe trabalhadora e com a concepção marxista de ideologia, como elemento unificador e totalizador da ação. Exigem uma pluralidade de ideias e valores e têm tendências e orientações pragmáticas e para a busca de reformas institucionais que ampliem o sistema de participação de seus membros no processo de tomada de decisões.
II. Há o uso de táticas radicais de mobilização de ruptura e resistência que diferem fundamentalmente das utilizadas pela classe trabalhadora, como a não violência, a desobediência civil etc.
III. A organização e a proliferação dos NMS então relacionadas com a crise de credibilidade dos canais convencionais de participação nas democracias ocidentais. Eles se organizam de forma difusa, segmentada e descentralizada, ao contrário dos partidos de massa tradicionais, centralizados e burocratizados.
IV. Envolvem a emergência de novas dimensões da identidade. A relação entre o individual e o coletivo é nítida; envolvem aspectos coletivos e sociais da vida humana. Há clara definição do papel estrutural dos participantes.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: A
2: D