Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Ciências Sociais

Foram encontradas 6 questões

Q2083819 Sociologia
Indivíduos e grupos de uma sociedade diferenciam-se entre si em decorrência de vários fatores, formando uma hierarquia de posições, estratos ou camadas mais ou menos duradouras. Esse fato, observado em todas as sociedades, significa que nelas indivíduos e grupos não possuem a mesma posição e os mesmos privilégios, mas, sob esse aspecto, diferem entre si. Em relação à estratificação social nas ciências sociais existem diferentes teorias e explicações; a respeito dessas teorias e explicações, analise as afirmativas a seguir.
I. A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes. Assim, a estratificação social é a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas como, por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos.
II. A partir da ótica de Émile Durkheim, a delimitação e a diferenciação dos grupos sociais (classes) está diretamente ligada à forma como o processo de trabalho é organizado em um determinado momento histórico (divisão social do trabalho), ou em termos mais amplos com a articulação de um modo de produção e sua consequente estruturação das relações sociais.
III. Karl Marx fez uma distinção entre as três dimensões da sociedade: a ordem econômica, representada pela classe, a ordem social, pelo status e a ordem política, pelo partido. Cada uma das três dimensões possui uma estratificação própria: o interesse econômico é fator que cria uma classe, podendo-se até considerar que as classes estão estratificadas segundo suas relações com a produção e a aquisição de bens.
IV. Na perspectiva Max Weber, os indivíduos são colocados em uma escala de estratificação de acordo com determinados padrões valorativos socialmente compartilhados e, que, portanto, têm a capacidade de orientar normativamente a motivação individual e os propósitos do ator, que, por sua vez, se expressam normativamente nas instituições.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2083820 Sociologia
Para Marx, o trabalho é fundamental para a interpretação da sociedade capitalista, já que define uma das classes fundamentais dessa sociedade: o proletariado. Contudo, não se trata apenas disso, pois, nesse tipo de sociedade, o trabalho também se transforma em mercadoria. Se para Marx o trabalho é uma atividade social, seu caráter depende
Alternativas
Q2083824 Sociologia
Seria difícil descobrir um sociólogo (ou, na verdade, qualquer pensador que se ocupe do social em qualquer disciplina) que no fim não tenha de lidar com o dilema da relação ação-estrutura. A lista de pensadores que se ocuparam dessa questão é imensa: Platão, Aristóteles, Hobbes, Rousseau, Montesquieu, Adam Smith, Kant, Goethe, Tocqueville, Marx, Durkheim, Weber, Simmel, Dewey, Meade outros grandes pensadores da sociologia contemporânea. O debate ação-estrutura é complexo e produziu vários estudos teóricos importantes e, muitas vezes, densos. Dentre os modos pelos quais os sociólogos tentam resolver esse enigma, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2083831 Sociologia
Weber e Durkheim, assim como Marx ajudaram a construir a sociologia, com seu objeto próprio e métodos, e elestêm em comum o fato de se ocuparem do mesmo tipo de sociedade: a capitalista. Os pontos em comum cessam aqui: cada um deu um direcionamento específico aos seus estudos. Relacione adequadamente os princípios às suas respectivas características.
1. Émile Durkheim. 2. Max Weber.
( ) Procura respostas para a questão: quais são as formas de organização que se impõem aos homens?
( ) Procura respostas para a questão: quais são as orientações que os homens articulam às suas ações e vão formando uma rede que os mantém em relação?
( ) Nunca se preocuparia com a anomia. Seu foco era o que chamou de “desencantamento do mundo”, que seria uma forma específica de racionalismo característico da sociedade moderna ocidental.
( ) Formula modelos de explicação com base no funcionamento da sociedade como um organismo vivo, procurando mostrar como os órgãos que o constituem se relacionam.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2083834 Sociologia
Para Marx e Engels, “[...] a consciência não possui um caráter autônomo, ou seja, ela não pode existir sem a existência dos homens vivos e em condição de fazer a história, mas antes a consciência é algo atribuído à existência material do homem e mais, a consciência é autofundada pelo homem em seu fazer histórico, pois não é a consciência que determina a vida, mas sim a vida que determina a consciência”. Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “O trabalho na sociedade capitalista é alienado e isso se reproduz na consciência do trabalhador.”
PORQUE
II. “Para Marx, na sociedade capitalista, o trabalhador é separado do produto de seu trabalho.”
Assinale a alternativa correta
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: A
5: D