Questões de Concurso Público Prefeitura de Pouso Alegre - MG 2024 para Médico Clínico Geral Pronto-Atendimento

Foram encontradas 5 questões

Q2462420 Medicina
Os betabloqueadores (BB) são considerados fármacos de primeira linha no tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFEr), pois determinam diversos benefícios clínicos, incluindo melhora dossintomas e redução nastaxas de re‑hospitalizações por insuficiência cardíaca em inúmeros estudos clínicos. De acordo com as orientações da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda, sobre o uso dos BB no tratamento da ICFEr, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2462421 Medicina
O eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações é a primeira ferramenta diagnóstica no manejo de pacientes com síndrome coronariana aguda suspeita. Sobre a aplicação do exame nesse contexto, de acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2462423 Medicina

A Fibrilação Atrial (FA) é a principal fonte emboligênica de origem cardíaca de que se tem conhecimento, representando cerca de 45% dos casos quando comparada com outras cardiopatias, como infarto do miocárdio, aneurismas ventriculares e doenças valvares. Em alguns cenários existe a indicação da reversão desta arritmia com a cardioversão elétrica.


(II Diretrizes Brasileiras de Fibrilação Atrial – 2016.)



De acordo com as orientações da normativa citada, em pacientes estáveis, o tempo mínimo de anticoagulação com varfarina para que se possa realizar a cardioversão elétrica com segurança é:

Alternativas
Q2462424 Medicina
Grande parte dos pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial (HA) necessitará de tratamento farmacológico, além das mudanças no estilo de vida, visando ao controle da pressão arterial (PA). De acordo com as orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, sobre o tratamento farmacológico da HA, assinale a afirmativa correta. (IECA: Inibidor da Enzima Conversora de Angiotensina; BCC: Bloqueador do Canal de Cálcio.) 
Alternativas
Q2462428 Medicina
Paciente, sexo masculino, 57 anos, hipertenso, diabético, tabagista, comparece no pronto-socorro com queixa de dor torácica em aperto. Após investigação diagnóstica, foi constatado um quadro de infarto agudo do miocárdio sem supradesnível do segmento ST de parede anterior. Sobre o tratamento da condição, analise as afirmativas a seguir.

I. Oxigenioterapia (2 a 4L/min) em pacientes com risco intermediário e alto, na presença de Saturação de O2 < 90% e/ou sinais clínicos de desconforto respiratório.
II. Controle glicêmico com protocolos de utilização de insulina intermitente; deve ser considerado em pacientes com níveis glicêmicos > 180 mg/dL, com cautela, para evitar episódios de hipoglicemia.
III. Administrar betabloqueadores via oral nas primeiras 24h em pacientes sem contraindicações como sinais de insuficiência cardíaca, sinais de baixo débito e risco aumentado de choque cardiogênico.

De acordo com as recomendações das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre o Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST, está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: A