Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Maria de Jetibá - ES 2024 para Pedagogo Social

Foram encontradas 2 questões

Q2450994 Pedagogia
Cerca de 38% das escolas brasileiras dizem enfrentar problemas de bullying, segundo dados do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (…) Mais de 28 mil escolas disseram ter registrado casos de bullying como ameaças ou ofensas verbais. Esse número equivale a 37,8%, pois a pesquisa foi respondida por mais de 74 mil escolas.

(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/.)


Em 2015, foi sancionada a Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) em todo o território nacional. A normativa obriga escolas, clubes, agremiações a adotarem medidas de combate e prevenção ao bullying. Sobre o bullying nas escolas, marque V para as afirmativas verdadeiras ou F para as falsas.

( ) Vítimas de bullying são mais propensas a desenvolver depressão ou pensamentos suicidas ao longo de sua vida.

( ) A prática do bullying escolar é aceito socialmente, pois é considerada processo de crescimento do ser humano, faz parte do desenvolvimento na adolescência.

( ) O bullying é considerado ato ilícito e, dependendo da idade do agressor, pode ser considerado crime (no caso de ser maior de 18 anos) ou ato infracional (se for menor de idade).

( ) A escola cabe trabalhar a questão do respeito às diferenças em sua grade curricular, incluindo o tema em sequências didáticas de disciplinas, especialmente das humanidades.


A sequência está correta em 
Alternativas
Q2451000 Pedagogia
Os desafios presentes na história da educação sobre o acesso e a permanência dos educandos com necessidades educacionais especiais nas instituições de ensino inclusivas, no decorrer das últimas décadas, geraram inúmeras reflexões, debates e discussões envolvendo os diversos setores da sociedade, da economia e da política, que promoveram a implementação de ações legais sobre a inclusão destes no contexto escolar. A educação especial na perspectiva inclusiva tem como objetivo assegurar o acesso dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação ao ensino regular, norteando os sistemas de ensino para gerar respostas às necessidades educacionais, garantindo:

I.    Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.

II.   Atendimento educacional especializado.

III. Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.

IV. Participação da família e da comunidade.

V. Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.


São consideradas garantias previstas nesta política o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: A