Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeiras de Goiás - GO 2024 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 6 questões

Q2453846 Fisioterapia
A paralisia cerebral descreve um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento do movimento e postura atribuído a um distúrbio não progressivo que ocorre durante o desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil, podendo contribuir para limitações no perfil de funcionalidade da pessoa. A desordem motora na paralisia cerebral pode ser acompanhada por distúrbios sensoriais, perceptivos, cognitivos, de comunicação e comportamental, por epilepsia e por problemas musculoesqueléticos secundários (ROSENBAUM et al., 2007). Caso comprometimento atinja neurônios motores superiores o principal sintoma seria: 
Alternativas
Q2453847 Fisioterapia
H.F.C. sexo feminino, 67 anos, branca, aposentada, procedente e residente de Lauro de Freitas – BA. Trazida pela filha ao atendimento de emergência onde referiu que na noite anterior perdeu parte do movimento do corpo do lado direito, hoje, está com dificuldade para falar. Paciente apresentava-se afebril e dispneica. Quando questionada sobre demais sistemas negou alterações. Não soube informar sobre desenvolvimento neuropsicomotor, menopausada há 12 anos. Refere ser diabética há 12 anos, faz uso de metformina. Nega demais comorbidade, alergias, cirurgias e transfusões sanguíneas. Filha afirma histórico familiar de IAM. Quando questionada sobre hábitos de vida refere dieta equilibrada, sedentarismo, ex-fumante, nega etilismo. O lado do cérebro comprometido e a via neuromotora correspondente seriam: 
Alternativas
Q2453848 Fisioterapia
A Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) é causada pela compressão do plexo braquial, artéria subclávia e veia subclávia na região do desfiladeiro torácico. Estas estruturas podem ser comprimidas entre a clavícula e a primeira costela ou por um número de variações anatômicas. A compressão neurológica é a forma mais comum da síndrome do desfiladeiro torácico. Complicações vasculares ocorrem com pouca frequência. Complicações arteriais geralmente resultam da compressão da artéria subclávia por costela cervical completa. As complicações venosas estão muitas vezes relacionadas à compressão muscular da veia subclávia. Escolha a única opção em que todos os nervos citados constituem ramificações do plexo braquial. 
Alternativas
Q2453849 Fisioterapia
Atualmente não existe cura para a Doença de Alzheimer (DA), no entanto, os sintomas podem ser tratados por meio de medidas farmacológicas e não farmacológicas. Uma das medidas não farmacológicas indicadas para melhorar ou retardar os sintomas são os exercícios físicos. O tratamento medicamentoso consiste, basicamente, no uso de inibidores da acetilcolinesterase e objetiva retardar a evolução natural da doença ou estabilizar os comprometimentos comportamentais e cognitivos. O trabalho da fisioterapia geralmente é composto por exercícios físicos que visam à manutenção da independência física e redução do risco de quedas, promovendo a estimulação motora e cognitiva. Esses objetivos devem ser constantemente reavaliados de acordo com a fase da DA em que o paciente se encontra. A principal região comprometida no encéfalo e o papel da acetilcolinesterase, neste caso, são respectivamente: 
Alternativas
Q2453854 Fisioterapia
As atividades físicas podem ocasionar, por exemplo, adaptações específicas na musculatura esquelética, como o aumento da massa muscular; adaptações cardiovasculares morfológicas, como hipertrofia cardíaca, e funcionais, como bradicardias e alterações respiratórias, a exemplo do aumento do consumo de oxigênio (VO2max), o qual pode ser causado pela elevação da taxa metabólica do praticante. O SNA tem a capacidade de modular as interações entre esses sistemas, os quais determinam a capacidade funcional do indivíduo (DE PINHO RA, et al., 2010).
Durante o exercício físico escolha a opção que é provocada pela liberação de adrenalina:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: A