Questões de Concurso Público Prefeitura de Farol - PR 2023 para Instutor de Ingês

Foram encontradas 4 questões

Q2185218 Português

Leia a tirinha a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão

LEITE, Will. Viva intensamente #550, 27 de janeiro de 2023. Disponível em:

http://www.willtirando.com.br/viva-intensamente-550/. Acesso em: 11 mai. 2023.


Com base na leitura dessa tirinha, infere-se que:  

Alternativas
Q2185222 Português
Leia o trecho a seguir.

     “A descoberta do oxigênio geralmente é creditada ao britânico Joseph Priestley, que publicou seus achados em 1774. No entanto, Scheele já havia identificado o elemento pelo menos dois anos antes. A partir de reações utilizando nitratos, o sueco obteve um gás que apelidou de “ar do fogo” – o oxigênio.

     Apesar de ter feito experimentos com o oxigênio em 1772, Scheele não publicou sua descoberta de imediato. Ela só foi divulgada em um livro publicado em 1777, chamado ‘Um tratado químico sobre o ar e fogo’. Só que nesse meio tempo Prisley já havia publicado sobre o elemento, e por isso é considerado o descobridor do oxigênio.”  

ROSSINI, Maria Clara. O homem que “descobriu” seis elementos químicos – mas não recebeu crédito por eles. Superinteressante, 12 de maio de 2023. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/o-homem-que-descobriu-seis-elementosquimicos-mas-nao-recebeu-credito-por-eles/. Acesso em: 13 mai. 2023. 

O conectivo em destaque nesse trecho confere ao período em que ele foi empregado um sentido de:

Alternativas
Q2186545 Português

Leia o texto a seguir. 


Por que algumas pessoas se tornam mais esquecidas, com maior dificuldade de realizar cálculos ou planejar tarefas do dia a dia depois dos 80 anos, enquanto outras da mesma idade mantêm a mente afiada? A resposta parece estar na capacidade de preservar o volume e a qualidade da conexão entre algumas regiões cerebrais. A médica Laiz Laura de Godoy, da Universidade de São Paulo (USP), com colegas do Brasil, Canadá, Países Baixos e Reino Unido, analisaram imagens de ressonância magnética funcional de 31 idosos da capital paulista com mais de 80 anos e sem sinais de problemas cognitivos ou neurológicos. Eles foram inicialmente submetidos a testes de avaliação do quociente de inteligência (QI), memória, atenção, capacidade de planejamento e outras funções. Quatorze apresentaram um desempenho excepcional em uma das provas de memória, com resultado igual ou superior ao de indivíduos na faixa dos 50 aos 60 anos, e foram classificados como superidosos. Esses e os outros 17 idosos com desempenho compatível com a idade passaram por exames de ressonância magnética funcional, que analisa o cérebro em atividade. Das seis redes cerebrais importantes para o envelhecimento neurológico saudável, três – uma ligada à memória, outra relacionada às funções de planejamento e atenção e a terceira à linguagem – permitiram diferenciar os superidosos dos idosos com envelhecimento normal (American Journal of Neuroradiology, 16 de março). 

IDOSOS com a mente superafiada. Pesquisa Fapesp, maio de 2023. Disponível em:

https://revistapesquisa.fapesp.br/idosos-com-a-mente-superafiada/. Acesso em: 12 mai. 2032. 


Qual é a finalidade desse texto?  



Alternativas
Q2186549 Português
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde à perspectiva de língua como forma de interação. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D