Questões de Concurso Público PC-PI 2008 para Perito Criminal - Farmácia

Foram encontradas 8 questões

Q1717423 Farmácia
A atividade farmacológica de um fármaco depende, entre outros fatores, da ligação com seu receptor. Sobre interação fármaco-receptor é correto afirmar:
Alternativas
Q1717424 Farmácia

Analise as informações da tabela: 

Imagem associada para resolução da questão


A tabela acima associa dois neurotransmissores aos seus respectivos receptores, agonistas e antagonistas dos seus receptores. De acordo com as informações da tabela, podemos afirmar que os neurotransmissores A e B correspondem a:  

Alternativas
Q1717425 Farmácia
Nos anos 1970, a farmacologia entrou em uma nova fase, quando os receptores, que até então tinham sido entidades teóricas, começaram a emergir como entidades bioquímicas, em conseqüência do desenvolvimento de técnicas de marcação, o que tornou possível extrair e purificar a proteína do receptor. Foram identificados quatro superfamílias de receptores: os canais iônicos controlados por ligante, receptores acoplados à proteína G, receptores acoplados a quinases e receptores nucleares. Em relação a estes receptores, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1717426 Farmácia
Em relação aos benzodiazepínicos, assinale a alternativa que apresenta o seu correto mecanismo de ação:
Alternativas
Q1717427 Farmácia
O ópio é um fármaco derivado de uma flor chamada de Papaver somniferum, a papoula. Os opiáceos ou opióides são fármacos derivados do ópio, entre os quais se inclui a morfina. Sobre os efeitos farmacológicos da morfina, considere as seguintes afirmativas:
I - Sua ação farmacológica é dependente da ativação de receptores opióides do tipo P,G, N. II - A intoxicação por morfina é caracterizada pela a tríade: miose, depressão respiratória e coma. III - A administração de morfina causa aumento da motilidade intestinal. IV - A administração de morfina causa analgesia.
São verdadeiras as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: C
5: C