Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Pinhais - PR 2017 para Farmacêutico - Bioquímico

Foram encontradas 2 questões

Q1388628 Medicina
O sistema nervoso autônomo é responsável pelo controle nervoso de determinadas funções vegetativas, principalmente das funções circulatórias, do trato gastrintestinal, do metabolismo e das funções genitais. A maioria desses órgãos é inervada concomitantemente pelos dois oponentes: simpático e parassimpático (MAURER, Martin H. Fisiologia humana ilustrada. 2. São Paulo Manole 2014 1 recurso online).
Considerando as drogas de ação sobre o Sistema Nervoso autônomo, analise as afirmativas a seguir.
I. As drogas parassimpatolíticas de ação direta sobre receptores muscarínicos (atropina, escopolamina) desencadeiam a diminuição do tônus da musculatura lisa gastro intestinal, bem como a redução de secreções, o que explica os efeitos de constipação e xerostomia. II. Medicamentos denominados vasoativos, classificados como simpatomiméticos de ação direta, podem ser empregados para o aumento da pressão arterial. Esse efeito ocorre pela interação desses agentes com receptores alfa-1 adrenérgicos. III. No caso de choque anafilático, o emprego da adrenalina para reversão do broncoespasmo é justificado pelo efeito agonista em receptores beta-2 adrenérgicos. Como alternativa, a noradrenalina pode ser empregada, pois apresenta potência semelhante à da adrenalina, no que se refere ao efeito broncodilatador.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1388651 Medicina
“Os distúrbios da glândula tireoide estão entre as principais doenças de evolução crônica. A disfunção dessa glândula pode ocasionar hipotireoidismo ou hipertiroidismo (mais raro, porém mais grave), sendo mais frequentes em mulheres.”
(LIMA, Kamila Karoliny Ramos de. Prevalência de distúrbios tireoidianos em um laboratório de análises clínicas de Campina Grande. 2015.)
Sobre o tratamento para esses distúrbios, analise as afirmações a seguir.
I. O uso de hormônio tireoidiano está indicado para reposição hormonal para pacientes com câncer da tireoide que necessitem de supressão de TSH e portadores de hipotireoidismo. II. Para a terapia de reposição, a Liotironina (Tri-iodotironina) é o fármaco de escolha. III. Na Doença de Graves, o tratamento consiste em se utilizar propranolol e propiltiouracil. Este último bloqueia a síntese de hormônios tireoidianos e impede a captação de iodeto. IV. A utilização de Iodo radioativo está indicada no hipertireoidismo, observando-se melhora de 4 a 6 semanas. O Hipotireoidismo pode se desenvolver transitoriamente nos primeiros 6 meses, devido à supressão do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide. V. A Tireoide de Hashimoto é caracterizada como uma doença autoimune que leva frequentemente ao hipotireoidismo. A indicação do tratamento acontece quando há alterações de TSH ou sintomas envolvidos. Para tratar a tireoidite de Hashimoto, é recomendada a administração de hormônios como a Levotiroxina, por 6 meses.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A