Questões de Concurso Público SECULT-CE 2018 para Analista de Patrimônio - Engenharia Civil

Foram encontradas 5 questões

Q941213 Engenharia Civil

Por vezes o Fiscal de Obras Públicas precisa realizar ações de verificação de planilhas orçamentárias compostas por milhares de itens de serviços distintos como, por exemplo, nas ações de produção de Curva ABC para certificar-se da manutenção de compatibilidade dos preços de mercado em aditivos contratuais, quando da necessidade e dentro das previsões e limitações legais. A classificação ABC é baseada no princípio de Pareto, que, resumidamente, diferencia os itens mais importantes dos de menor importância: a faixa A representa serviços que representam um percentual acumulado de 50% do valor total do orçamento, a faixa B que se situa entre os percentuais acumulados de 50% a 80%, ou seja, representa itens que representam 30% do valor orçamentário total e, por fim, a classe ou Faixa C que contém os serviços situados entre os percentuais de 80% a 100%. Na prática, é comum o Fiscal não dispor de softwares orçamentários que produzam automaticamente a Curva ABC; nesses casos, o profissional utiliza-se de planilhas eletrônicas. Considerando a hipótese de que o Fiscal de Obras deve dispor do orçamento a ser analisado em formato XLS e adotar uma sequência lógica de procedimentos, analise as seguintes afirmações:


I. Caso a obra seja composta por várias etapas, com uma única planilha orçamentária englobando todas as etapas, o Fiscal de Obras deverá separar o orçamento em várias planilhas por etapa da obra.

II. Nas planilhas obtidas no passo anterior, incluem-se todas as linhas necessárias de títulos subtítulos, totais e subtotais do orçamento, excluindo-se as linhas nas quais são descritos os serviços, quantidades e preços unitários.

III. De forma geral, alguns serviços repetem-se várias vezes na planilha, devendo-se agrupá-los para que constem uma única vez. Pode-se, para isso, ordenar a planilha por nome de serviço ou por preço unitário, agrupando os serviços semelhantes em uma única linha que fornecerá os quantitativos somados dos serviços agrupados.

IV. Após a conclusão do passo anterior, ordena-se a planilha em ordem decrescente dos valores parciais de cada serviço, obtidos através da multiplicação de suas quantidades agrupadas pelos respectivos preços unitários.

V. Por fim, criam-se as colunas “% do serviço” e “% acumulado”, podendo então ser traçada e utilizada a Curva ABC.


Considerando a elaboração de uma Curva ABC, está correto o que se afirma em

Alternativas
Q941216 Engenharia Civil
Para fiscalizar ou analisar projetos, faz-se necessário o domínio dos fundamentos, definições e conceitos relativos a obra e serviços de engenharia, uma vez que o fiscal deve ter perfeita compreensão do sistema representado pelo projeto que será fiscalizado: um componente de uma obra ou um serviço de engenharia, dadas as especificidades dos procedimentos e análise para cada caso (interdependência, correlações, compatibilização, especificações, desdobramentos, normativos complementares, exigíveis, etc.). Diante disso, considerando o conceito da ação ou da atividade e sua classificação como obra ou serviço de engenharia, assinale a opção FALSA.
Alternativas
Q941217 Engenharia Civil
Uma das ações iniciais mais importantes, apesar da sua simplicidade, do Fiscal de Obras é conferir a locação da obra. A respeito da fase de locação da obra, é correto afirmar que
Alternativas
Q941218 Engenharia Civil
No desenvolvimento das atividades de fiscalização e análise de projetos há relativa correlação entre ações de fiscalização e auditoria quando se consideram as necessidades de verificação de itens básicos que devem constar em documentos como projeto básico, projeto executivo e projeto “as built”. O projeto básico pode ser entendido como o conjunto de elementos que define a obra, o serviço ou o complexo de obras e serviços que compõem o empreendimento, de tal modo que suas características básicas e desempenho almejado estejam perfeitamente definidos, possibilitando a estimativa de seu custo e prazo de execução. O conteúdo técnico do projeto básico deve ser composto por desenho, memorial descritivo, especificação técnica e orçamento (planilha de custos e serviços, composição de custo unitário de serviço, cronograma físico-financeiro). De forma complementar, o conteúdo do projeto básico apresenta elementos técnicos específicos por tipologia de obras de engenharia mais usuais. Sem esgotar ou limitar eventuais exigências dos vários órgãos que fiscalizam o projeto básico, assinale a opção que apresenta o conjunto completo e correto, formado por especialidade e seus respectivos elementos e conteúdos que devem constar no respectivo projeto básico das disciplinas (Especialidade), segundo a ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT - IBR 001/2006 do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – IBRAOP.
Alternativas
Q941220 Engenharia Civil
Considere um cenário em que o engenheiro residente de um empreendimento entendeu que se fazia necessária a alteração de um projeto, realizado por outro profissional inscrito no mesmo conselho, para a continuidade de uma obra. No que diz respeito à responsabilidade técnica, o engenheiro residente deve
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: C