Questões de Concurso Público Prefeitura de Quixeramobim - CE 2019 para Médico - Psiquiatra

Foram encontradas 3 questões

Q1245732 Psiquiatria
Observe atentamente o seguinte quadro: Paciente do sexo masculino, 16 anos, há 7 meses com padrão de alteração de comportamento, com constante progressão de piora e de quebra funcional. Vem com alucinações auditivas, delírios fugazes, comenta ser o “gostosão das tapiocas” e acrescenta: “sou casado com o presidente do mundo”. Tem um padrão de desorganização do comportamento, fazendo ingesta de fezes, masturbando-se em público. Ao exame, manifesta um pensamento empobrecido, afeto inadequado, com frequentes risos imotivados.

O provável diagnostico pertinente ao quadro acima descrito é
Alternativas
Q1245733 Psiquiatria
Paciente adentra o consultório, apresentando escarificações de origem ungueal e afirmando estar com uma infestação de “piolho de galinha”, dizendo: “Estão na minha carne, andando, toda hora”. Tal paciente é portador de uma psicose crônica e, após avaliações dermatológicas, foi descartada qualquer afecção cutânea. Trata-se, portanto, de uma síndrome conhecida como delírio de
Alternativas
Q1245738 Psiquiatria
Atente para o seguinte caso: Paciente do sexo masculino, 50 anos, procurou atendimento no otorrinolaringologista, por conta de uma otite, no ouvido direito, desenvolvida, de acordo com seu relato, depois de um “banho de açude”. Após o tratamento com antibióticos (amoxicilina + clavulanato), passou a relatar uma incômoda sensação de plenitude auricular; de acordo com suas palavras, era “como se tivesse com água dentro do ouvido... cheio de água”. Por conta da situação, então relatada, procurou por diversas vezes o mesmo profissional médico para fazer “uma lavagem no ouvido”, mesmo após ter sido alertado de que, pelo exame de seu pavilhão auricular e membranas timpânicas, não havia qualquer alteração. Após a sexta intervenção de profissionais médicos diferentes, o paciente faz o seguinte relato: “a água que antes sentia incomodar em meu ouvido direito, agora está dentro de minha cabeça”, e acrescenta: “sinto até uma bolhinha de ar que fica subindo e descendo quando eu viro a cabeça”. Fez vários exames de neuroimagem, sempre sem alterações; contudo, faz a seguinte consideração: “A água que estava no ouvido entrou na cabeça, lá do açude, eu sinto ela aqui ó (enquanto gesticula e mobiliza a cabeça), eu tenho certeza que a água está aqui ó, não adianta você me dizer que não tem água aqui, todo mundo diz que não tem, mas tem água do açude aqui”. O paciente, que demonstra importante irritação quando confrontado sobre seus sintomas, desde o início de sua condição, não teve perdas funcionais importantes, continuando suas atividades de agricultor, com pouco ou nenhum prejuízo. Ao exame mental, não apresenta alterações de curso ou de forma do pensamento, manifestando um conteúdo voltado ao tema de sua condição de “água na cabeça”.

Considerando a situação acima descrita, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a hipótese diagnóstica e o tratamento mais adequado.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D