Questões de Concurso Público UFLA 2019 para Assistente Social

Foram encontradas 12 questões

Ano: 2019 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2019 - UFLA - Assistente Social |
Q1066043 Serviço Social

Sobre a “Questão Social e Direitos” no âmbito do Serviço Social, conforme reflexões realizadas por Behring e Santos (2009), analise as proposições a seguir:

I – A Questão Social é vista como um elemento que dá concretude à profissão e, portanto, é vista como sua base de fundação histórico-social na realidade.

II – As políticas sociais e a formação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas – em geral setorializadas e fragmentadas – às expressões multifacetadas e complexas da questão social no capitalismo.

III – A questão social, em uma perspectiva do processo social como totalidade, aparece como problema social, fato social e fenômeno social desvinculado da forma com que a sociedade produz e reproduz as relações sociais.

IV – A questão social se apresenta como eixo central capaz de articular a gênese das expressões inerentes ao modo de produzir-se e reproduzir-se do capitalismo contemporâneo, o que envolve as mudanças no mundo do trabalho e, dentre outras questões, os desafios teóricos, políticos e técnico-operativos postos ao Serviço Social.

V – O estabelecimento de relações entre questão social e direitos implica no reconhecimento do indivíduo social com sua capacidade de resistência e conformismo frente às situações de opressão e de exploração vivenciadas. Trata-se, portanto, de pensar a vida e os indivíduos em suas relações concretas e densas de historicidade.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2019 - UFLA - Assistente Social |
Q1066044 Serviço Social
Tendo como aporte o texto “Mobilização Social e Práticas Educativas” de Abreu e Cardoso (2009), marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2019 - UFLA - Assistente Social |
Q1066049 Serviço Social

Considerando as discussões de Demo (2002) no capítulo “Para Combater a Pobreza”, analise as proposições como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A assistência social não é política diretamente vinculada a combater a pobreza, porque sua função central é garantir o direito à sobrevivência.

( ) Para combater a pobreza, no concerto dos fatores, a assistência assume protagonismo e se mostra uma estratégia substancial sobretudo à superação da pobreza política.

( ) A inclusão do combate à pobreza na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) representa um dos golpes mais estratégicos da direita, ingenuamente engolida por certa esquerda, porque com isso, pobreza passa, desde logo, a questão residual, sobretudo do ponto de vista orçamentário.

( ) A cidadania revela o papel fundamental do Estado, instrumento necessário do bem comum, desde que não liberal nem leninista, ou seja, estritamente controlado pelas bases.

( ) O confronto com o mercado é visto como prejudicial ao combate da pobreza, visto que a liberdade irrestrita conferida ao mercado auxilia no enfrentamento da exclusão social em vez de exacerbar essa exclusão.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2019 - UFLA - Assistente Social |
Q1066050 Serviço Social
Sobre o Estado de Bem-Estar, de acordo com Pereira (2011), marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2019 - UFLA - Assistente Social |
Q1066055 Serviço Social

De acordo com Bhering e Boschetti (2011), os anos 1980 são conhecidos como a década perdida do ponto de vista econômico, ainda que também sejam lembrados como período de conquistas democráticas, em função das lutas sociais e da Constituição de 1988.

Sobre esse período, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: C
5: A