Questões de Concurso Público UFMA 2022 para Historiador
Foram encontradas 5 questões
Q2211236
História
No prefácio à edição italiana do livro “O Queijo e os
Vermes”, Carlo Ginzburg faz críticas a Michel
Foucault e seus colaboradores, em virtude da análise
por eles realizada acerca do processo contra Pierre
Rivière, camponês que havia assassinado sua mãe e
seus irmãos na França do século XIX. Considerando
que há aproximações entre as duas obras do ponto
de vista da tipologia dos documentos analisados,
pode-se afirmar que a maior diferenciação entre elas reside no ferramental teórico-metodológico
mobilizado por esses historiadores. Assinale a letra
que corresponde a essas diferenças paradigmáticas
de interpretação e narração do passado.
Q2211243
História
Acerca do movimento de renovação historiográfica
conhecido como “Annales”, Peter Burke propõe uma
divisão geracional do conjunto das principais
contribuições desse coletivo, considerando sua
heterogeneidade interna e sua trajetória ao longo do
tempo. Sobre essa proposição, avalie as afirmativas a
seguir e identifique a alternativa que apresenta,
correta e respectivamente, as gerações por ele
descritas.
I - História que tem por foco as estruturas, bem como as mudanças quase imperceptíveis observadas no tempo da longa duração.
II - Insatisfação com a história de cunho político e de caráter eminentemente nacional. Defesa da amplitude do foco da atividade historiadora para temas e objetos compartilhados por outras disciplinas. Compreensão de que o exame do passado pode colaborar para a compreensão do presente e sua transformação.
III-Ampliação de objetos, abordagens e modalidades historiográficas. Descentramento histórico e fragmentação das narrativas, com ênfase na História Cultural.
I - História que tem por foco as estruturas, bem como as mudanças quase imperceptíveis observadas no tempo da longa duração.
II - Insatisfação com a história de cunho político e de caráter eminentemente nacional. Defesa da amplitude do foco da atividade historiadora para temas e objetos compartilhados por outras disciplinas. Compreensão de que o exame do passado pode colaborar para a compreensão do presente e sua transformação.
III-Ampliação de objetos, abordagens e modalidades historiográficas. Descentramento histórico e fragmentação das narrativas, com ênfase na História Cultural.
Q2211248
História
A Educação Patrimonial é constituída, segundo o
Iphan, por “processos educativos formais e não
formais que têm como foco o patrimônio cultural,
apropriado socialmente como recurso para a
compreensão sócio-histórica das referências
culturais”. Assinale a alternativa que apresenta
corretamente aspectos dessa atividade educativa.
Q2211249
História
A construção de políticas públicas direcionadas para
o patrimônio cultural implica dificuldades
decorrentes dos conflitos e silenciamentos
presentes na sociedade brasileira e da expressão
desses conflitos no plano simbólico. A esse respeito,
assinale a alternativa que melhor representa os
desafios enfrentados no contexto brasileiro
contemporâneo.
I - O projeto de preservação do patrimônio nacional se configurou no Brasil como missão educadora de elite, desvinculada de outras áreas como territorialidade e qualidade de vida.
II - Quando da criação do SPHAN, coube à gestão do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998) as orientações para a definição do que seria o patrimônio nacional, razão pela qual mais de 90% dos bens protegidos pelo instrumento do tombamento correspondem a exemplares do patrimônio arquitetônico.
III-A concepção de patrimônio, definida pela atuação do Iphan (então nomeado Dphan) na década de 1960, esteve marcada pela ideia de valor intrínseco ao bem, revelado pelos especialistas.
IV- A Constituição de 1988 abriu espaço para que o patrimônio pudesse ser definido de forma mais diversa, contemplando as referências culturais de outros grupos formadores da sociedade brasileira.
I - O projeto de preservação do patrimônio nacional se configurou no Brasil como missão educadora de elite, desvinculada de outras áreas como territorialidade e qualidade de vida.
II - Quando da criação do SPHAN, coube à gestão do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998) as orientações para a definição do que seria o patrimônio nacional, razão pela qual mais de 90% dos bens protegidos pelo instrumento do tombamento correspondem a exemplares do patrimônio arquitetônico.
III-A concepção de patrimônio, definida pela atuação do Iphan (então nomeado Dphan) na década de 1960, esteve marcada pela ideia de valor intrínseco ao bem, revelado pelos especialistas.
IV- A Constituição de 1988 abriu espaço para que o patrimônio pudesse ser definido de forma mais diversa, contemplando as referências culturais de outros grupos formadores da sociedade brasileira.
Q2211253
História
“Cabe-nos tratar das bases epistemológicas em
que repousa a concepção pós-moderna da
história, também conhecida como “nova história”,
embora não no sentido em que esta última expressão
se aplicava, por exemplo – bem mais legitimamente,
aliás –, aos Annales nas décadas que vão de Marc
Bloch e Lucien Febvre a Fernand Braudel.
Igualmente falsa é a afirmação de que não haverá
mais ideologias totalizadoras com capacidade de
consenso e desmobilização. Vivemos, sem dúvida, os
efeitos intelectuais de sérias derrotas políticas das
posições de esquerda em todo o mundo. Mesmo
agora, porém, percebem-se elementos que poderão
confluir em novas teorias globais do social (e,
portanto, da história), bem como tentativas − mais
ou menos sérias conforme os casos, além de dotadas
de ideologias distintas – de efetivamente construir
teorias assim”
CARDOSO, C. F. Epistemologia pós-moderna, texto e conhecimento: a visão de um historiador. Diálogos, 3(1), 1 - 28, 2017.
Com relação às bases epistemológicas em que repousam a concepção pós-moderna da História, assinale a alternativa que melhor representa os principais temas pós-modernos.
CARDOSO, C. F. Epistemologia pós-moderna, texto e conhecimento: a visão de um historiador. Diálogos, 3(1), 1 - 28, 2017.
Com relação às bases epistemológicas em que repousam a concepção pós-moderna da História, assinale a alternativa que melhor representa os principais temas pós-modernos.