Questões de Concurso Público UFSM 2015 para Técnico em Assuntos Educacionais
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" [...] Quando falo em educação como intervenção me refiro tanto à que aspira a mudanças radicais na sociedade, no campo da economia, das relações humanas, da propriedade, do direito ao trabalho, à terra, à educação, à saúde, quanto à que, pelo contrário, reacionariamente pretende imobilizar a História e manter a ordem injusta."
Fonte: Paulo Freire, 2002, p.122-123.
Em relação ao pensamento de Paulo Freire, analise as afirmações a seguir.
I - Rara vez, por exemplo, percebemos a incoerência agressiva que existe entre as nossas afirmações "progressistas" e o nosso estilo desastrosamente elitista de ser intelectuais.
II - É possível a neutralidade da educação. A Educação não vira política devido à decisão deste ou daquele educador. Ela é política.
III- Não há nada talvez que desgaste mais um professor que se diz progressista do que sua prática racista.
Está(ão) correta(s)
"É neste sentido, por exemplo, que me aproximo de novo da questão da inconclusão do ser humano, de sua inserção num permanente movimento de procura, que rediscuto a curiosidade ingênua e a crítica, virando epistemológica. É nesse sentido que reinsisto em que formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas."
Fonte: Paulo Freire, 2002, p. 9.
Conforme o pensamento de Paulo Freire, ensinar exige:
(1) rigorosidade metódica
(2) pesquisa
(3) acriticidade
(4) reflexão crítica sobre a prática
(5) consciência do acabamento
(6) convicção de que a mudança é possível
(7) curiosidade
Assinale a alternativa que contempla as características do ensinar freireano:
Observe a imagem.
O Brasil, quando descoberto, oficialmente, em
1500, já continha uma proposta educacional, cujas
características básicas eram o respeito às tradições
e o agir a partir do exemplo e da necessidade de elaborar
práticas de sobrevivência. Era uma educação
natural, um processo que acontecia cotidianamente,
na tribo, sem formalização. A Companhia de
Jesus foi, então, encarregada pelos portugueses
de educar os indígenas, ou seja, catequizá-los,
tornando-os, assim, integrantes da cultura cristã e
portuguesa.
São conhecidas diversas formas de estabelecer uma periodização das ideias pedagógicas no Brasil. Em 2007, Dermeval Saviani publicou a periodização das ideias pedagógicas organizada com base no critério da predominância de determinadas ideias em detrimento de outras; da seguinte forma:
(1) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional (1549 - 1759)
(2) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional (1759 - 1827)
(3) Predominância da pedagogia nova (1932 - 1969)
(4) Configuração da concepção pedagógica produtivista (1969 - 2001)
Numere os parênteses a seguir, associando as ideias ao período correspondente, citado acima.
( ) Predomínio de pedagogia tecnicista, manifestações da concepção analítica de filosofia da educação e concomitante desenvolvimento da visão crítico-reprodutivista; ensaios contra-hegemônicos (pedagogias da "educação popular", pedagogias da prática, pedagogia crítico-social dos conteúdos e pedagogia histórico-crítica); neoprodutivismo e suas variantes.
( ) Pedagogia brasílica; institucionalização do Ratio Studiorum.
( ) Pedagogia tradicional e escolanovismo; crise do escolanovismo e articulação da pedagogia tecnicista.
( ) Ideias pedagógicas do despotismo esclarecido; desenvolvimento da pedagogia leiga (ecletismo, liberalismo, positivismo).
A sequência correta é