Questões de Concurso Público UFU-MG 2019 para Assistente em Administração

Foram encontradas 2 questões

Q972592 Administração Geral
A estrutura organizacional do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) da cidade X, localizada no Sudeste brasileiro, uma autarquia municipal, compreende uma estrutura orgânica básica de mais de 225 cargos de provimento em comissões e funções de confiança. A Diretoria Geral é constituída pelo diretor geral e por sete diretores assim nomeados: 1) administrativo; 2) financeiro; 3) suprimentos; 4) técnico; 5) planejamento; 6) gestão de resíduos sólidos e 7) drenagem pluvial. Na Diretoria Técnica, há cinco gerências operacionais e mais de trinta e um núcleos, sendo a grande maioria desses núcleos considerada como núcleos operacionais especializados. As gerências da Diretoria Técnica são assim denominadas: a) ambiental; b) tratamento de água e operações; c) tratamento de esgoto; d) abastecimento de água e esgotamento sanitário e e) projetos e obras. De acordo com a legislação da cidade X, as gerências e os núcleos operacionais especializados da Diretoria Técnica executam suas atividades considerando, predominantemente, toda a abrangência geográfica do município, de modo que não há segmentação geográfica para a atuação desses órgãos, com raras exceções. O mesmo ocorre para as gerências e núcleos das demais diretorias. O princípio da unidade de comando é seguido em toda a organização.
Com base nas informações apresentadas e na teoria sobre o desenho estrutural das organizações de Sobral e Peci (2013), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q972594 Administração Geral
De acordo com Sobral e Peci (2013), uma forma de manifestação de poder em organizações consiste na legitimidade do uso do poder por membros organizacionais e não somente por administradores. Sob essa perspectiva, o sistema legítimo da autoridade que permeia a estrutura organizacional é, em geral, tido como aceito e adequado. No entanto, os autores reconhecem que outros recursos de poder são usados por pessoas em organizações. Por exemplo, um funcionário totalmente desprovido de recursos e completamente confrontado pelas adversidades da vida organizacional utiliza a comunicação sutil e hábil de suas próprias realizações pessoais para consolidar uma posição de poder mais favorável e evoluir na estrutura hierárquica em seu percurso profissional. Mediante a propagação da informação, o resultado esperado é chamar a atenção dos administradores preocupados em assegurar a ascensão do funcionário. Uma pesquisa científica analisou esse jogo de poder organizacional e revelou que o procedimento a ser seguido para que funcione é jamais comunicar diretamente as realizações pessoais aos principais interessados, mas intercalar um intermediário entre o agente e o destinatário com quem o agente tem proximidade informal.
Considerando as informações apresentadas e a argumentação de Sobral e Peci (2013) sobre poder e estrutura organizacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B