Questões de Concurso Comentadas sobre português para ipremm - sp

Foram encontradas 34 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: IPREMM - SP
Q1186137 Português
Depois do vazio deixado pela Cynira, passei a dar mais valor ao contato com os três netos. Senti-me como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. Ao mesmo tempo, eles se aproximaram mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.
 Conversamos, com frequência, sobre opções profissionais. Quando menino, Miguel parecia inclinado a estudar Direito, tal sua obsessão pelos direitos individuais. Toda vez que alguém da família contava uma história de dano produzido por alguém, Miguel proclamava: “Processa!”
Certa vez, quando subíamos a escadaria de uma livraria da cidade, disse a ele que não me sentia seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém, pois a fragilidade era minha. 
“Como não?”, exclamou o Miguel. “Então para que existe o Estatuto do Idoso?” 
Em 2009 entrou na Psicologia da USP, tomado de paixão intelectual por Jung. Quanto ao Felipe, é mais pragmático e se prepara para entrar na faculdade de Economia. Só lhe digo para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar, pois o jovem, com todo o brilhantismo que lhe é peculiar, é jejuno em futebol.
 A surpresa veio do Antonio, carioca da gema, baladeiro, craque de bola no aterro do Flamengo. Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio e, para surpresa minha, está gostando do curso, com as amolações inevitáveis de sempre. Conversamos sobre questões do Direito, especialmente a área penal. Há dias, sintetizando um trecho do nosso diálogo, enunciei uma regra: Favorabilia amplianda, odiosa restringenda.* 
Não sei se ele entendeu.
 (Boris Fausto. O brilho do bronze – um diário. Cosac Naify, 2014. Adaptado)
 * “Ampliem-se as disposições favoráveis, restrinjam-se as desfavoráveis.” Princípio interpretativo do Direito, sobretudo na área das garantias individuais.
De acordo com o texto,
Alternativas
Q1053846 Português
Para responder à questão, leia o texto.

Café e bons amigos

    Além dos benefícios da bebida em si, o ritual de tomar café com nossos amigos ajuda a nos libertar do estresse e acumular experiências positivas. Poucos momentos são tão agradáveis e confortáveis quanto o momento em que nos reunimos com os amigos e tomamos um café. Qualquer problema torna-se insignificante em pouco tempo.
    O café é uma bebida com séculos de antiguidade, no entanto é bem possível que muitas pessoas nunca tenham descoberto o curioso “componente social” dessa bebida.
    Tomemos um exemplo: depois de um dia de trabalho e estresse, tomamos um café com um amigo. Lentamente começamos uma conversa. A bebida quente exerce um efeito calmante sobre nosso organismo, nossa respiração e nossos nervos relaxam. Além disso, o café é um estimulante suave. Seus efeitos ativadores nos permitirão uma melhor comunicação com aquele amigo. Por isso, assim que aparecem os primeiros risos compartilhados com nossos amigos, começamos a nos sentir melhor e os problemas começam a desaparecer.
    O ritual do café é um exercício terapêutico que nos permite “estar presente”, ou seja, desfrutar a bebida, da conversa, da companhia e dos risos.
    As chamadas “âncoras emocionais” são momentos específicos que nosso cérebro registra como positivos e enriquecedores na nossa memória, desfrutados com um bom café, para que possam nos ajudar nos momentos de dificuldade.
    Todo esse acúmulo de emoções são traços que ficam em nosso cérebro criando âncoras, ou seja, momentos que podemos recuperar em um outro momento, quando as coisas porventura não correrem bem.
    Tudo isso fica no nosso baú de experiências positivas de onde tiramos incentivo, força e energia quando as coisas não correm tão bem.
    Então, avalie... você já encontrou hoje os seus amigos para tomar um café?
(www.melhorcomsaude.com.br. Acesso em 20.03.2019. Adaptado)
O texto relata que um momento para tomar café e conversar com amigos
Alternativas
Q1053843 Português

Para responder à questão, assinale a alternativa que completa, correta e adequadamente, as falas dos personagens dos quadrinhos.


Imagem associada para resolução da questão

(Peanuts. Felicidade é…Charles M. Schulz. Adaptado)

Alternativas
Q1053842 Português

Para responder à questão, assinale a alternativa que completa, correta e adequadamente, as falas dos personagens dos quadrinhos.


Imagem associada para resolução da questão

(Garfield. Foi mal. Jim Davis. Adaptado)

Alternativas
Q1053841 Português
Para responder à questão, assinale a alternativa que completa, correta e adequadamente, as falas dos personagens dos quadrinhos.
Imagem associada para resolução da questão
(O melhor de Hagar, o horrível. Dik Browne. adaptado)
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: C
5: A