Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre projetos de sistemas de radio em engenharia de telecomunicações

Foram encontradas 40 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1714019 Engenharia de Telecomunicações
Profissional de nível básico habilitado a operar sistemas de radiocomunicação e realizar o controle operacional de uma frota de veículos de emergência, obedecendo aos padrões de capacitação previstos no Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Essa descrição refere-se ao
Alternativas
Q1714004 Engenharia de Telecomunicações
O Código Fonético Internacional é o mais usado para operações em radiocomunicação. Quando estou operando um rádio e quero dizer que estou à disposição, eu digo:
Alternativas
Q1656776 Engenharia de Telecomunicações

Atualmente, poucos serviços de telecomunicação utilizam transmissão analógica; um deles é o serviço de radiodifusão (rádio e TV). Acerca das técnicas de modulação analógicas utilizadas nesse serviço, julgue o item que se subsegue.


Caso um sinal banda base, com largura espectral de 10 kHz, module a frequência de uma portadora, causando um desvio (máximo) de frequência de 100 kHz, será correto considerar, para efeitos práticos, que o sinal FM gerado ocupará uma banda com largura de 200 kHz.

Alternativas
Q1656771 Engenharia de Telecomunicações


    A área de cobertura de um sistema via rádio pode ser estimada por modelos apropriados de propagação ou usando-se curvas obtidas a partir desses modelos. A figura acima mostra curvas da intensidade de campo elétrico, em dB:μV/m, em função da distância, em km, para diferentes alturas da antena de transmissão. Os valores de campo elétrico foram determinados para um sistema de transmissão com EIRP igual a 62,15 dBm. As curvas são válidas para ambiente suburbano e frequência de sinal na faixa de 100 MHz a 2 GHz.

Tendo como base essas informações, julgue o item a seguir.


A perda adicional de percurso, com referência à perda por espaço livre, observada na figura, deve ser causada, entre outros fatores, pela atenuação do sinal devido ao mecanismo de propagação da onda de superfície.

Alternativas
Q1626650 Engenharia de Telecomunicações

Observe o gráfico abaixo, com as seguintes características:


I. O valor da atenuação adicional está relacionada à difração ocasionada por um obstáculo “gume de faca”, para cada valor de H/R, onde H é a distância vertical entre o topo do obstáculo e o raio direto (traçado entre o transmissor e o receptor) e R é o raio da primeira zona de Fresnel.

II. H é negativo quando o topo da obstrução está abaixo do raio direto, e é positivo, caso contrário.


Imagem associada para resolução da questão


Analise a situação descrita a seguir:


I. Um enlace foi implementado entre transmissor e receptor, distantes 1 km, e na frequência de 750 MHz.

II. O transmissor e o receptor encontram-se respectivamente, a 200 m e 240 mem relação ao solo.

III. Entre o transmissor e o receptor, existe uma só obstrução, considerada como “gume de faca”, a uma distância de 500 m do transmissor e a uma altura M em relação ao solo.

IV. A obstrução mencionada ocasiona uma atenuação adicional, cujo valor é maior do que 3 dB e menor do que 6 dB.

V. Na análise deste enlace, a curvatura da Terra foi desprezada.


Nessas condições, o valor da altura M é:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: E
5: C