Questões de Concurso Comentadas sobre administração geral para puc-pr

Foram encontradas 46 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q866574 Administração Geral

As redes de interdependência econômica das nações são estabelecidas em função da influência cruzada da diversidade em dotações naturais e dos diferenciais em atributos constituídos. As diferenças estruturais na disponibilidade e na combinação de recursos de produção impulsionam os fluxos internacionais de comércio. Dentre as assertivas, identifique os principais fatores que impulsionam os fluxos comerciais e acordos bilaterais entre países.

I. Os ganhos de escala proporcionados pela diversificação de atividades das empresas, com restrições de patentes e acesso a commodities transacionadas no mercado internacional.

II. As mudanças quantitativas e os ganhos de escala nos processos produtivos de setores da economia, que investem em diversificação e personalização de produtos com ênfase em processos criativos.

III. As mudanças qualitativas nos padrões vigentes de tecnologia e de produção com a aceleração do ritmo das inovações trazidas pela maior exposição e visibilidade dos países à concorrência internacional.

IV. A maior diversidade de produtos trazida pelo comércio mundial e decorrente de mudanças positivas nos padrões de vida da sociedade das nações.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas
Q866546 Administração Geral
Uma das contribuições de Edward Deming para as competências da Gestão da Qualidade é a relação dos 14 princípios propostos norteadores da qualidade, por exemplo: “Não dependa da inspeção para atingir a qualidade. Incorpore qualidade desde o começo”. Com base nos 14 princípios de Deming, avalie as questões a seguir e assinale a alternativa que contempla apenas princípios propostos por Deming.
Alternativas
Q866544 Administração Geral

A Petrobras anunciou, em fevereiro de 2016, que estava adotando uma nova estrutura organizacional e um novo modelo de gestão e governança da companhia. A nova estrutura seria uma resposta da empresa a atual realidade do setor de óleo e gás, que tem levado à organização a priorizar as atividades mais rentáveis para torna-la mais competitiva. Com a mudança, estima-se a redução de custos em R$ 1,8 bilhão por ano e a redução de 30% no número de funções gerenciais em áreas não operacionais. A companhia possui cerca de 7,5 mil funções gerenciais aprovadas, das quais 5,3 mil estão em áreas não operacionais. O plano prevê reduções da alta administração até as gerências mais operacionais.  

Disponível em: http://www.opetroleo.com.br/petrobras-apresenta-novo-modelo-de-gestao/. Acesso em: 01/02/2016. 


Processos de revisão de estruturas organizacionais, como os que ocorreram com a Petrobras, são muito comuns e visam a adequar as decisões de agrupamento de atividades, serviços e coordenações para promover maior eficiência, reduzir gastos e aumentar a autonomia de unidades de negócio que estão associadas a exigências de mercado diferentes. São vários os modelos que podem ser adotados ou combinados entre si para atenderem aos objetivos organizacionais. No caso da Petrobras, ela combinou dois deles, o divisional e o funcional. São características das estruturas divisionais típicas:  

Alternativas
Q866539 Administração Geral
A Cultura Organizacional apresenta importantes reflexos no cenário organizacional. Para uma empresa multinacional, percebe-se que a influência cultural do país de origem é bem relevante, ocasionando necessidades e cuidados específicos. Diante dessa afirmação, analise as questões e identifique a única CORRETA.
Alternativas
Q866537 Administração Geral

A onda do momento em termos de departamentalização das empresas é a organização em rede. As articulações setoriais, locais ou até mesmo internacionais têm se revelado importante trunfo para as organizações crescerem ou enfrentarem desafios competitivos ou de desenvolvimento de negócio que antes eram impossibilitados ou menos alcançáveis, dependendo do porte ou capacidade financeira da organização. Nessa modelagem, os departamentos não são mais internos, mas representados em outras organizações parceiras com competências complementares e que se dispõem a dividir os ganhos em troca do compartilhamento de recursos, da redução de riscos e de ampliação das chances de sucesso.

Considerando isso, no setor público, uma possibilidade de uso dessa nova forma de departamentalização e gestão que apresenta os interesses e vantagens citados seria

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: A
5: D