Questões de Concurso Comentadas sobre história e geografia de estados e municípios para professor - história

Foram encontradas 85 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2432242 História e Geografia de Estados e Municípios

O contato com os não-indígenas, a partir do século XIX, possibilita conhecer certos aspectos culturais da etnia Xokleng. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir:


I.O sedentarismo e o controle da produção agrícola são características marcantes desaa etnia desde os primórdios da sua existência.

II.Havia um deslocamento entre a serra e o litoral motivado pelas estações do ano, que ficou conhecido como "movimento pendular"

III.Diferente de outros grupos étnicos, os Xokleng não se aproximaram da região litorânea, optando pela fixação na região do planalto serrano e norte catarinense.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2431184 História e Geografia de Estados e Municípios

Sobre a história do Município de Campo Bom, analise as assertivas abaixo:


I. A partir da década de 1950, a cidade começou a receber grandes empresas industriais, como as fábricas de calçados, móveis, tecidos e alimentos.

II. Atualmente, Campo Bom é um importante polo industrial, com destaque para a produção de calçados, móveis, tecidos e alimentos.

III. Desde a colonização, a economia de Campo Bom orientou-se para a indústria, embora a atividade básica a que se dedicavam os primeiros colonos fosse a agricultura.

IV. O Município de Campo Bom possui papel insignificante no desenvolvimento socioeconômico quando comparado com as demais cidades do Rio Grande do Sul, conforme dados estáticos históricos recentes.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2425694 História e Geografia de Estados e Municípios

Analise as informações a seguir:


I. Sobre a história do Ipojuca, há relatos que sugerem seu surgimento antes de 1560, quando Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco, lutou contra a expulsão dos Caetés e concedeu terras, lotes chamados de Sesmarias, a várias famílias ligadas à nobreza portuguesa. Através dessas posses, os novos proprietários puderam extrair a riqueza da região e explorar os que nela moravam.

II. A utilização do litoral pernambucano como porto é bem anterior à criação do Complexo Industrial de Suape. Há notícias documentais do século XIX de que Hans Staden, mercenário alemão que esteve por duas vezes no Brasil, registrou o Porto de Galinhas, chamando-o de Rio das Galinhas, fator que demonstra que nessa época o Porto já era utilizado como espaço de atracamento de navios.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425216 História e Geografia de Estados e Municípios

“O negócio das Minas há muitos dias está parado; porque andam aqueles moradores com as armas nas mãos, divididos em duas facções, sendo capitão de uma delas, que são todos os que não são paulistas, um Manuel Nunes Viana, natural daquela vila e morador no sertão da Bahia. Este se acha com mais de três mil homens armados em campanha; é homem que leva consigo muita gente por ser muito rico, facinoroso e intrépido por cujas razões é o que introduz nas minas muitas e grandes tropas da Bahia para onde vai a maior parte do ouro que elas produzem contra as outras de Sua Majestade que Deus guarde, e com grande prejuízo de sua real fazenda porque não paga quintos. [...] O governador desta praça se resolveu passar aos sertões de Minas e ver se pode a sua pessoa sossegar aqueles moradores. Queira Deus que o consiga pelo muito que importa El Rei nosso senhor.” Podemos afirmar que o relato se refere à:

Alternativas
Q2424748 História e Geografia de Estados e Municípios

Sobre o Registro da Pesca artesanal com auxílio de botos, como patrimônio imaterial, em Laguna /SC, é incorreto afirmar:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: D
5: E