Questões de Concurso

Foram encontradas 2.574 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2465456 Geografia

Analise o mapa a seguir.

  Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.google.com/maps/place/Vila+Velha.


Na imagem do satélite, é possível visualizar parte da Região Metropolitana de Vitória (ES). O processo socioespacial formador desse tipo de aglomeração denomina-se

Alternativas
Q2465450 Geografia
  Imagem associada para resolução da questão


Com base na reflexão apresentada na charge, avalie as afirmativas a seguir.
I. A exclusão dos combustíveis fósseis dos acordos internacionais sobre o meio ambiente não ocorre porque estudos científicos atuais comprovam que sua utilização não causa revés ambiental e socioeconômico. II. A preocupação da personagem em relação ao conceito de sustentabilidade, indica a importância das ações de preservação ambiental e manutenção de diferentes formas de vida. III. A charge apresenta um viés sensacionalista, uma vez que todas as decisões que ocorrem nas Conferências das Partes são baseadas em estudos científicos, livres de interesses políticos e econômicos.
Está correto o que se afirma e
Alternativas
Q2465446 Geografia
Diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas para permitir a representação da esfericidade terrestre num plano (mapas e cartas), cada uma priorizando determinado aspecto da representação (dimensão, forma, etc.). É importante ressaltar que não existe uma projeção cartográfica livre de deformações, devido à impossibilidade de se representar uma superfície esférica em uma superfície plana sem que ocorram extensões e/ou contrações. Atlas geográfico escolar / IBGE. – 8. ed. - Rio de Janeiro : IBGE, 2018. p 21 a 24.
Relacione as projeções cartográficas apresentadas a seguir às suas respectivas definições: 

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2456202 Geografia
TEXTO I

“É impensável para o Brasil e para Minas Gerais abrir mão da atividade da mineração, uma indústria que representa cerca de 4% do PIB brasileiro e 8% das riquezas geradas em território mineiro”, afirma o diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). “A extração mineral é a principal atividade econômica de muitas regiões distantes dos grandes centros e inviáveis para outros segmentos produtivos. Afinal, não se pode mover uma reserva de minério de um local para outro”, acrescenta o executivo.
APESAR de tragédias, mineração é vital para a economia. Correio Braziliense, 10 maio 2019. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 16 fev. 2021. (adaptado)


TEXTO II

A experiência das pessoas em diferentes lugares do mundo se projeta na mercadoria, significando que ela é tudo o que está fora de nós. A política compõe espaços de segurança temporária em que as comunidades [...] são protegidas por um aparato que depende cada vez mais da exaustão das florestas, dos rios, das montanhas, nos colocando num dilema em que parece que a única possibilidade para que as comunidades humanas continuem a existir é à custa da exaustão de todas as outras partes de vida.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 45-46. (adaptado)



[Questão Inédita] Sobre a utilização de recursos naturais, os textos apresentam divergências quanto à
Alternativas
Q2452296 Geografia
As hidrelétricas no Brasil correspondem a 90% da energia elétrica produzida no país. A instalação de barragens para a construção de usinas iniciou-se no Brasil a partir do final do século XIX, mas foi após a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) que a adoção de hidrelétricas passou a ser relevante na produção de energia brasileira.

Sobre as Usinas Hidrelétricas brasileiras, é CORRETO afirmar que:


I. Usina Hidrelétrica de Tucuruí: localizada no rio Tocantins, no município de Tucuruí (estado do Pará). Possui capacidade de geração de energia elétrica de 8.340 MW. Foi construída entre 1976 e 1984, sendo propriedade da Eletronorte.

II. Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira: instalada no rio Madeira, no município de Porto Velho (Rondônia). Inaugurada em março de 2012, possui capacidade de 3.568 MW. A operação da usina e a distribuição da energia são de responsabilidade da Eletronorte.

III. Usina Hidrelétrica de Jirau: localizada no município de Porto Velho (Rondônia). Foi inaugurada em 2012, possuindo capacidade de geração de 3.750 MW. Está instalada no rio Madeira.

IV. Usina Hidrelétrica de Belo Monte: está instalada no rio Xingu, próxima à cidade de Altamira (região norte do Pará). Possui capacidade de geração de 11.230 MW. Ela foi inaugurada em novembro de 2019. Ela é a maior usina hidrelétrica do Brasil.


Estão CORRETAS:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: A
5: C