Questões de Concurso
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Ano: 2020
Banca:
ACCESS
Órgão:
Câmara de Mangaratiba - RJ
Prova:
ACCESS - 2020 - Câmara de Mangaratiba - RJ - Supervisor de Informática |
Q1716888
Programação
No que diz respeito à criação de métodos em Java, o qualificador
ou modificador define a visibilidade e pode ser de três tipos
básicos: I. é visível apenas pela própria classe. É o qualificador mais
restritivo.
II. é visível pela própria classe, por suas subclasses e pelas
classes do mesmo pacote.
III. é visível por qualquer classe, sendo o qualificador mais aberto
no sentido de que qualquer classe pode usar esse método.”
Os métodos definidos em I, II e III são respectivamente
denominados
Ano: 2020
Banca:
ACCESS
Órgão:
Câmara de Mangaratiba - RJ
Prova:
ACCESS - 2020 - Câmara de Mangaratiba - RJ - Supervisor de Informática |
Q1716887
Programação
Com relação ao Java Script, analise as afirmativas a seguir.
I. o operador ++ é utilizado para incrementar variáveis de 1.
Por exemplo, se x vale 34, y = ++x faz x igual a 35 e depois y
igual a 35.
II. o operador binário % retorna o inteiro restante da divisão dos
dois operandos. Por exemplo, em x = 13 % 8, x assume o
valor 5.
III. o operador != retorna verdadeiro caso os operandos não
sejam iguais. Por exemplo, se a = 7 e b = 9, em a != 7; retorna
verdadeiro e em a != b; retorna falso.
Assinale:
Ano: 2020
Banca:
ACCESS
Órgão:
Câmara de Mangaratiba - RJ
Prova:
ACCESS - 2020 - Câmara de Mangaratiba - RJ - Supervisor de Informática |
Q1716885
Banco de Dados
Quando se inicia o desenvolvimento de um novo sistema, ou
mesmo de uma nova funcionalidade para um sistema existente,
um dos primeiros passos a ser executado é o estudo e
levantamento dos requisitos necessários para a construção do
produto final. Neste contexto, o MER funciona como esse modelo
conceitual para descrever os objetos/entidades envolvidos em
um domínio de negócios, enquanto o DER é a representação
gráfica. Para elaborar o DER, de acordo com a notação proposta
por Peter Chen, símbolos foram padronizados para representar
as entidades, os atributos e os relacionamentos, estes ligados às
entidades por linhas, contendo também sua cardinalidade (1..1,
1..n ou n..n). As notações mais modernas abandonaram o uso de
elipses para atributos e passaram a utilizar o formato mais
utilizado na UML, em que os atributos já aparecem listados na
própria entidade.
Os símbolos empregados na representação de entidades e
relacionamentos são, respectivamente,
Ano: 2020
Banca:
ACCESS
Órgão:
Câmara de Mangaratiba - RJ
Prova:
ACCESS - 2020 - Câmara de Mangaratiba - RJ - Supervisor de Informática |
Q1716884
Engenharia de Software
No que diz respeito à Orientação a Objetos, dois princípios são
caracterizados a seguir:
I. faz com que detalhes internos do funcionamento dos
métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos.
O conhecimento a respeito da implementação interna da
classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez
que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos
da classe.
II. indica a capacidade de abstrair várias implementações
diferentes em uma única interface. As classes derivadas de
uma única classe base são capazes de invocar os métodos
que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se
de maneira diferente para cada uma das classes derivadas.
Os princípios caracterizados em I e II são respectivamente
denominados
Ano: 2020
Banca:
ACCESS
Órgão:
Câmara de Mangaratiba - RJ
Prova:
ACCESS - 2020 - Câmara de Mangaratiba - RJ - Supervisor de Informática |
Q1716881
Sistemas Operacionais
O termo computação nas nuvens pode ser definido como a
disponibilização de serviços computacionais dos mais variados
tipos a partir da internet.
Observe os cinco tipos definidos a seguir.
I. Trata-se de uma solução em que o software é oferecido como
serviço, assim, o usuário não precisa adquirir licenças de
instalação ou computadores específicos (como servidores)
para executá-lo.
II. Trata-se de uma solução que disponibiliza um conjunto amplo
de recursos para desenvolvimento, teste, implementação,
execução e atualização de diferentes tipos de sistemas.
III. Trata-se de uma solução direcionada ao fornecimento de
serviços para armazenamento e acesso a bases de dados.
IV. Trata-se de uma solução para fornecimento de uma grande
diversidade de recursos para viabilizar a implementação de
um serviço nas nuvens.
V. Trata-se de uma solução que disponibiliza um ambiente
apropriado para que o desenvolvedor simule futuras
aplicações ou soluções de maneira remota, inclusive o
comportamento que estas teriam em condições reais de
execução.
Os tipos definidos em I, II, III, IV e V são conhecidos,
respectivamente, pelas siglas: