Questões de Vestibular de Educação Artística
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SARAH AZOUBEL e BIA GUIMARÃES
Adaptado de cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br, 05/12/2020.
O quadro de Dalí, ao contrário do que muitos pensam, é bastante pequeno (24 x 33 cm). No entanto, não deixa de exercer fascínio no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Segundo o próprio pintor, duas foram as suas fontes de inspiração para a obra: os queijos Camembert e a teoria da relatividade de Einstein.
A obra de Salvador Dalí associa tempo e memória. Essa associação pode ser estabelecida de acordo com o princípio da:
SARAH AZOUBEL e BIA GUIMARÃES
Adaptado de cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br, 05/12/2020.
Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Edusp, 2007.
No fragmento acima, o autor expõe uma concepção sobre a relação entre tempo e espaço urbano.
A paisagem citadina que melhor exemplifica essa concepção é:
(BANIWA, D. Mona Lisa cunhã. Imagem retirada do site do artista. Disponível em: ˂https://www.behance.net/denilsonbaniwa˃).
A obra – de autoria do artista indígena Denilson Baniwa – dialoga com a obra de Leonardo da Vinci denominada Mona Lisa (ou A Gioconda), iniciada em 1503. Pode-se afirmar que Baniwa, ao ambientar a figura europeia numa aldeia indígena, remete à
A Pietà, escultura de Michelangelo Buonarotti, foi produzida nos últimos anos do século XV e revela uma característica importante da arte renascentista:
“No início do século XX d.c. o mundo passava por grandes conflitos. A teoria da psicanálise de Freud influenciava as artes, as revoluções e conflitos políticos criavam tensões sociais que culminariam em duas guerras mundiais e, nesse contexto turbulento, os músicos do Romantismo davam sinais de querer se libertar das formas estabelecidas pelos clássicos.” (Arte / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – 336 p.)
I - Apesar dos limites entre elas não serem claros, tanto musical quanto teoricamente, há principalmente três subdivisões da música pós-tonal: a música atonal livre, a música de doze sons, e a música cêntrica (construída sobre uma nota central, mas não existem as funções harmônicas associadas com a tonalidade tradicional). II - Arnold Shöemberg (1874-1951), inovou criando novas formas de composição. É o mais conhecido representante do sistema dodecafônico, que consiste em se utilizar as doze notas da escala cromática (tons e semitons), fazendo com que nenhuma nota tenha mais importância do que a outra. Mesmo parecendo uma música estranha aos ouvidos desacostumados, ela marcou profundamente o século XX. III - Wolfgang Amadeus Mozart é um dos três grandes compositores do período, conhecidos como “Primeira Escola de Viena”, juntamente com Franz Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven. IV - Talvez o aspecto mais caracteristicamente original da música do século XX está relacionado ao seu ritmo. Os vários procedimentos usados possuem um forte contraste com a métrica regular da prática musical comum com seus padrões rítmicos e funcionais (por exemplo, marcha ou dança) e frases regulares de quatro compassos.
Sobre a música moderna pós-tonal estão corretas: